Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • Chevrolet
    • Citroen
    • Fiat
    • Ford
    • Geely
    • General Motors
    • Hyundai
    • JAC
    • KIA
    • Ver mais…
      • Land Rover
      • Lifan
      • Mercedes
      • Nissan
      • Peugeot
      • Renault
      • Toyota
      • Volkswagen
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Futebol Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Entretenimento
    • Turismo
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

EnglishItalianPortugueseSpanish

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • Chevrolet
    • Citroen
    • Fiat
    • Ford
    • Geely
    • General Motors
    • Hyundai
    • JAC
    • KIA
    • Ver mais…
      • Land Rover
      • Lifan
      • Mercedes
      • Nissan
      • Peugeot
      • Renault
      • Toyota
      • Volkswagen
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Futebol Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Entretenimento
    • Turismo
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

F1: Na estreia em Portimão, acidentes e incidentes marcam os treinos livres

por Claudio Carsughi 23 de outubro de 2020
por Claudio Carsughi 23 de outubro de 2020
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Ouvir o texto deste post Parar ou pausar Continuar
Racing Point nos treinos livres do GP de Portugal da F1

Foto: Reprodução/Twitter @RacingPointF1

Nada menos que 27 mil espectadores poderão assistir “in loco” ao GP de Portugal, no circuito de Portimão, neste domingo. E já se aguarda mais um triunfo da Mercedes, com seus dois carros se destacando nos treinos, seguidas pela Red Bull de Verstappen. Em absoluta síntese… nada de novo sob o sol!

Esta pista, de 4.684 metros, lembra bastante Spa, como afirmou o piloto português Tiago Monteiro, que a definiu “uma pequena Spa” e adiantou “domingo teremos um grande espetáculo”.

A sexta-feira foi ocupada também pelo teste, organizado pela Pirelli, dos pneus que serão utilizados em 2021. Um teste que durou meia hora e deve ter fornecido interessantes indicações aos engenheiros da firma italiana.

AlphaTauri de Pierre Gasly pega fogo em Portimão

Foto: Reprodução/Twitter @f1

Outra nota de destaque da sexta-feira foi o incêndio da AlphaTauri de Pierre Gasly, que determinou uma longa interrupção dos treinos. Após a qual todos os pilotos voltaram à pista com pneus macios (identificados pela banda vermelha), fazendo simulações de desgaste em função do ritmo de corrida.

Ainda nessa sexta-feira na pista de Portimão tivemos, 24 minutos antes do encerramento dos treinos, um choque entre Verstappen e Stroll, com o canadense em ritmo de corrida e o holandês tentando ultrapassá-lo por dentro na curva 1, que se situa ao fim da reta principal, onde os carros superam os 300 km/h.

Tempers flare as Stroll and Verstappen collide at Turn 1 💥#PortugueseGP 🇵🇹 #F1 pic.twitter.com/9xhTKe43dp

— Formula 1 (@F1) October 23, 2020

O contato entre ambos determinou mais uma bandeira vermelha e o reinicio dos treinos ocorreu faltando apenas 8 minutos ao término, ficando então com Bottas o melhor tempo do dia, seguido por Verstappen, Leclerc e Vettel.

É interessante ressaltar que muitos tempos foram cancelados pela direção do GP por terem os pilotos superado com as quatro rodas os limites da pista, notadamente nas curvas 1 e 4. E isto deverá ser levado em conta pelos concorrentes não apenas no treino de classificação como na própria corrida. Os treinos livres de hoje tiveram diversas escapadas da pista por parte dos pilotos.

Seb and Dany were in a bit of a spin on Friday afternoon 😵#PortugueseGP 🇵🇹 #F1 pic.twitter.com/tbMIdLKh0e

— Formula 1 (@F1) October 23, 2020

Além dos treinos em si, o Paddock foi movimentado pela notícia de que Grosjean e Magnussen não ficarão na Haas em 2021, tendo sido dispensados pela equipe norte-americana que usa motores Ferrari. E a clara possibilidade de se abrir uma vaga para Schumacher Jr.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

Imagens: Google Maps e Pirelli

– A pista ondulada contém 15 curvas e uma longa reta, com a última curva muito longa para a direita (Galp) colocando muita energia, em particular, nos pneus.

– Há uma grande variedade de curvas: uma das razões pelas quais Portimão foi escolhido como local de testes da F1 no início de temporada de 2009. Os pneus estão sujeitos a demandas de energia laterais e, principalmente, longitudinais, devido à forte frenagem, o que representará um desafio considerável. Como de costume em qualquer novo circuito, os dados coletados nos treinos livres serão vitais para estabelecer essas informações e formular a estratégia certa.

– O circuito é bastante largo com até 14 metros, o que deve ajudar nas ultrapassagens.

– A pista foi totalmente repavimentada há algumas semanas, então o novo asfalto é uma incógnita: pode ter características diferentes da superfície anterior.

algarvealphatauriBottasF1Fórmula 1gaslyGP PortugalGrosjeanmagnussempirelliPortimãoStrollVerstappen
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Painel 3D chegará em 2022 nos carros
Próximo
RAM registra alta nas vendas com o novo modelo Night Edition e pode bater recorde no Brasil

Veja também

Muda tudo na Fórmula 1? Congelamento de motores aprovado, Sprint Race e teto salarial dos pilotos

A reportagem com Ayrton Senna que a Quatro Rodas nunca publicou

Mick Schumacher pilota Ferrari de 2018 em teste: “dirigir em Fiorano é sempre ótimo”

Sergio Pérez assina com a Red Bull para a F1 em 2021

Verstappen deixa Mercedes para trás no GP de Abu Dhabi

Corrida maluca leva Perez, Ocon e Stroll ao pódio com erro grotesco da Mercedes

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

Canal no Youtube

Livro

Livro Carsughi

Colunistas

Claudio Carsughi
Claudia Carsughi
Fernando Calmon Fernando Calmon
Flávio Verna Flávio Verna
Gabriella Carsughi
Maurício Santos Maurício Santos
Odoardo Carsughi Odoardo Carsughi
Solange Hamada Giotto Solange Hamada Giotto
Tite Simões Tite Simões
Zeca Chaves Zeca Chaves

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Carro por assinatura: vale a pena?

    2 de abril de 2020
  • 2

    Os 5 carros mais roubados no 1º semestre de 2020 e como prevenir-se

    12 de outubro de 2020

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@2020 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Muda tudo na Fórmula 1? Congelamento de motores aprovado, Sprint Race e teto salarial dos pilotos

A reportagem com Ayrton Senna que a Quatro Rodas nunca publicou

Mick Schumacher pilota Ferrari de 2018 em teste: “dirigir em Fiorano é sempre ótimo”

!

Atenção

Para melhor visualização de conteúdo neste site, por favor desative o seu adblock e continue navegando.

×