A Hyundai resolveu apresentar um pequeno foguete, denominado i20 N, para cativar os amantes de pilotagem esportiva. O carro tem motor 1.6 turbo, câmbio mecânico de 6 marchas e peso de apenas 1.190 kg. Com tudo isto, e mais um torque de 28 kgfm, o Hyundai i20 N atinge 230 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos.
O prazer de dirigir é incrementado pela possibilidade de desligar o controle de estabilidade (ESP), além das relações de marchas terem sido encurtadas para privilegiar a aceleração. Soma-se a isso o diferencial de deslizamento limitado de forma mecânica e não eletrônica, para fazer chegar de uma forma melhor a potência às rodas.
As modalidades oferecidas pelo câmbio do Hyundai i20 N são Normal, Eco, Sport, N e N Custom.
O carro tem novo sistema de descarga, suspensões, freios, monocoque e amortecedores otimizados para o fim a que se destina. Assim, por exemplo, o sistema de freios tem discos dianteiros de 320 mm em lugar dos de 280 que equipavam o modelo precedente.
Em seu habitáculo destacam-se os bancos esportivos, os pedais de alumínio e volante e alavanca de câmbio exclusivos. A central multimídia de 10,25 polegadas tem conectividade com Apple CarPlay e Android Auto e o carro também é equipado com o sistema Performance Driving Data, que monitora e melhora a performance do piloto na pista: a função salva e exibe dados de direção, como potência, torque e compressão do turbo, além de um timer para cronometrar as voltas e acelerações.
O Hyundai i20 N estará disponível para venda em toda a Europa no início de 2021.
Por fim, vale destacar que a indicação N se refere ao Nurburgring, onde se localiza a central de desenvolvimento técnico da Hyundai.
Ficha Técnica - Hyundai i20 N
Dimensões (mm) | 4,075 x 1,750 x 1,440 |
Entre-eixos (mm) | 2,580 |
Motor | Gamma II 1.6-litri T-GDi |
Câmbio | Manual de 6 marchas |
Peso (kg) | 1.190 (TBC) |
Potência (cv) | 204 |
Torque (kgfm) | 28 |
Velocidade máxima (km/h) | 230 |
Aceleração (0-100 km/h) | 6.7 segundos |
Assista o Hyundai i20 N acelerando na pista: