Dois produtores de conteúdo de Dubai (Emirados Árabes Unidos), Ahmed Jaffar e Mohamed Sirelkhatim, foram desafiados a testar a autonomia da Ranger, XLS 2.2 turbodiesel, a picape global da Ford que está presente em vários mercados do mundo.
Sem serem experts em direção econômica, receberam apenas algumas dicas e uma outra Ranger XLS 2.2 de apoio. Encheram o tanque com 80 litros de diesel e partiram sem ter ideia de quanto conseguiriam rodar, apenas queriam ir o mais longe possível, durante o alto verão do Oriente Médio.
“No início, pensamos que a meta de 1.000 km era muito ambiciosa”, diz Jaffar. “Mas à medida que o dia foi passando ficou claro que iríamos bem mais longe”. Cumprido o primeiro dia de desafio, rodaram 864 km e verificaram que ainda restava um quarto de combustível e foi nesse momento que sentiram ser possível superar a meta que estabeleceram de 1.000 km.
“Quando iniciamos a jornada, não sabíamos exatamente onde iríamos chegar. Pensamos em 500 km, talvez um pouco mais, mas superar os 1.000 km foi realmente incrível”, diz Jaffar. Conseguiram com o quarto de tanque restante, rodar mais 388km, totalizando 1.252 km. Assista ao vídeo abaixo:
Esse motor que equipa a Ranger é o 2.2 Duratorq turbodiesel de quatro cilindros, que entrega 160 CV de potência a 3.200 rpm e torque de 39,5 kgfm já em baixas rotações (1.600 a 2.500 rpm), o que lhe confere confiabilidade e desempenho. “Apesar de algumas diferenças no combustível e na calibração da Ranger nos mercados do Oriente Médio e do Brasil, muitos clientes daqui também já comprovaram a boa autonomia e conseguiram rodar mais de 1.000 km com um tanque”, diz Gilmar de Paula, engenheiro-chefe da Ranger na América do Sul.
Se você deseja testar a autonomia do seu carro, saiba que a forma de dirigir interfere diretamente no consumo de combustível. depende muito também do modo de dirigir, veja abaixo algumas dicas que ajudam a otimizar a autonomia da picape. Seguem algumas dicas de como dirigir:
Dirija suavemente – Tente acelerar, frear e manobrar o volante do modo mais suave possível. A direção agressiva – acelerar rápido, correr e frear bruscamente – pode diminuir significativamente a sua autonomia. Olhe à frente e tente antecipar situações que exijam ajustes de velocidade, aceleração e frenagem.
Use o piloto automático – O piloto automático ajuda a manter uma velocidade constante e economizar combustível em longos trechos de rodovia sem a necessidade de monitorar o velocímetro constantemente.
Alivie o peso – Tente viajar com menos carga possível, mantendo somente os itens mais importantes na picape. Tire tudo o que você não for usar.
Diminua a velocidade – Acelerar forte consome mais combustível, fazendo o motor trabalhar em giro maior. Dirigindo a 90 km/h em vez de 100 km/h, você aumenta a economia de combustível em até 15%.
Reduza o arrasto aerodinâmico – A Ranger foi desenhada com boa aerodinâmica, mas transportar cargas altas, ou dirigir com a janela aberta, pode criar resistência extra e arrasto que afetam a economia de combustível. Cobrir a carga pode reduzir o arrasto e, se for adequado, considere transportar itens dentro da cabine em viagens mais longas.
Avaliamos recentemente para o Canal Carsughi, no YouTube, a Ranger Storm 4×4. Assista abaixo: