A Toyota sempre emplacou no mercado com carros de sucesso e, após o Etios, em 2018 havia um espaço entre ele e o Corolla, dando a oportunidade à marca de trazer o Yaris, que já era sucesso na Europa inclusive com a versão Hybrid, que ainda não veio para cá. Lembrando que hoje a Toyota tem no mercado o Corolla e o Prius híbridos.
E assim chegou há dois anos atrás um carro que ocupou seu nicho oferecendo o que prometia, acabamento muito bom em todos os detalhes, controle de estabilidade e tração para todas as versões, direção eletroassistida progressiva, e a famosa transmissão CVT (recomendo assistir aqui para entender como funciona) que simula sete velocidades.
Para os passageiros, especialmente para quem senta atrás e no meio, mesmo não sendo o melhor lugar do carro, o assoalho é plano, oferecendo conforto e o rodar é silencioso e macio. Quanto à motorização, O Toyota Yaris inicia com o motor 1.3 L Dual VVT-i 16 V DOHC Flex que entrega 101 cv e vem com transmissão manual de seis velocidades. Há também a opção de motor 1.5 L Dual VVT-i 16 V DOHC Flex, entregando 110 cv e com transmissão automática CVT. Existe ainda a versão XL Live para PCD que responde por 62% dos pedidos, com preço abaixo de R$ 70.000,00.
A suspensão foi adaptada ao Brasil, na frente McPherson, com batente hidráulico que evita batidas secas. Tanto a suspensão dianteira como a traseira foram elevadas em 13 mm em comparação ao projeto global do Toyota Yaris, possibilitando um melhor desempenho para cá.
A segurança também é um dos pilares da marca e ele vem de série em todas as versões com controle de tração, controle de estabilidade, assistente de subida em rampa, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem e assistente de frenagem.
Para quem gosta de marca e quer um carro menor que o Corolla, essa é uma escolha com muito bom custo x benefício.