Foto: Shutterstock
Comprar um carro é desejo de muitas pessoas e geralmente leva tempo para que se atinja esse objetivo. Depois de tanto trabalho e esforço, no entanto, é absolutamente obrigatório pensar em como a pessoa vai resguardar seu bem. E aí entram uma infinidade de variáveis que devem ser lidas minuciosamente pois cada uma impacta de forma assertiva no preço final do seguro do carro. Alguns optam por colocar um rastreador e estão satisfeitos com essa solução. Outros querem uma cobertura maior, assistência, carro reserva, cobertura total, cobertura parcial do bem…. enfim, as variáveis são infinitas.
Listamos aqui algumas das variáveis que fazem com que mude muito o valor do seguro para cada carro.
1) Deixar o carro estacionado na rua
Lógico que, ao optar por deixar o carro na rua, você já está ciente de que está exposto a muito mais riscos, como batidas, avarias diversas, roubo, furto, enchente, queda de árvores, apenas para citar algumas. Essa atitude logicamente aumenta o valor do seguro pois o nível de exposição do carro é muito maior;
2) Idade da motorista
Pessoas jovens significam estatisticamente maior risco, pois é fato provado que os cuidados são menores e a forma de dirigir também leva a um número grande de sinistros. Até 25 anos é assim que as seguradoras encaram, após essa idade o valor do seguro começa a diminuir;
3) Número de pessoas que vai usar o carro
Se mais pessoas vão utilizar o carro, a seguradora entende que aumenta o risco de acidente e por isso o valor é maior;
4) Gênero do motorista
Mulheres e homens constituem perfis diferentes para as seguradoras e estatisticamente as mulheres são mais cuidadosas com seus carros, se envolvem em menos acidentes e cuidam melhor do seu bem, por isso o seguro é mais barato.
Homens representam maior risco pela forma como dirigem e por saírem mais (que as mulheres) à noite com seu carro;
5) Não utilizar rastreador
Se você quiser ser um parceiro da seguradora e mostrar para ela que o risco de roubarem seu carro e dele não ser encontrado é menor que o de outro carro que não tenha rastreador, obviamente você é visto como um cliente que oferece menos risco e terá um desconto na apólice;
6) A forma como o motorista dirige
Motorista imprudente, que dirige de forma agressiva é um perigo para si mesmo e para os outros. Quando se preenche uma análise de perfil, ocorrências anteriores impactam negativamente e o preço da apólice obviamente será maior.
O bom motorista para as seguradoras é aquele que dirige de forma defensiva pois poupa a si mesmo e aos outros;
7) Possuir um carro muito visado por criminosos
Carros que são muito roubados obviamente elevam o valor do seguro pois ao vender o seguro, a seguradora já entende que o risco de ter que indenizar o proprietário é muito alto;
8) Estado civil
Pessoas que são solteiras ou divorciadas pagam mais caro que pessoas casadas. É fácil de entender, pessoas sozinhas tem uma vida social mais agitada que as casadas e usam muito mais o carro, especialmente para ir à festas ou baladas.
9) A idade dos filhos
Se você tem filhos pequenos, provavelmente pagará menos no seguro do carro. Para as seguradoras, mães e pais dirigem com mais cuidados enquanto tem crianças menores em casa.
10) A frequência de uso carro
Quanto mais você usa, mais você paga, é uma relação direta, pois obviamente você está mais exposto a riscos.
Essas são as principais variáveis que compõem o valor do seguro de um automóvel. Logicamente existem outras como o local onde você mora (bairro, cidade e estado), se a cobertura é extensiva a terceiros, se há cobertura total ou apenas parcial, se o seguro é para colisão, roubo e incêndio ou apenas para esses dois últimos, se a franquia escolhida é reduzida ou de valor normal, se você quer assistência 24 horas, entre outras.
Enfim, é preciso entender que, para fazer um seguro, é uma aposta de mão dupla entre duas partes, de um lado, o motorista apostando que nada vai acontecer e de outro, a seguradora apostando que tudo pode acontecer e contabilizando cada um dos riscos.
A opção é sempre sua, mas pesquise pois há muitas variações nesse mercado.