Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Por que a Ferrari está um desastre e o que esperar para 2021?

por Claudio Carsughi 15/09/2020
por Claudio Carsughi 15/09/2020
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Vettel com a Ferrari em Monza em 2020

Foto: Reprodução/SkySports

Se fosse um filme, certamente o título seria ‘Um desastre anunciado’. A partir do momento em que a FIA determinou que o motor usado pela Ferrari em 2019 não se enquadrava no regulamento, a firma italiana encontrou-se às voltas com um carro desenvolvido para usar aquele motor e agora obrigada a usar um com cerca de 80 cavalos a menos.

Assim, todo o trabalho de desenvolvimento aerodinâmico, visando obter mais aderência, e portanto maior velocidade em curva e possibilidade de reacelerar a fundo nas saídas das mesmas curvas, não só foi perdido mas constituiu um insuperável obstáculo. Pois a falta daquela maior potência tornava esta Ferrari mais lenta nas retas ou, dependendo das regulagens utilizadas, impossibilitada de reacelerar a fundo já na saída das curvas. Já que esta forma de dirigir causaria uma saída de traseira que significava perder tempo para corrigí-la ou até mesmo, em casos extremos, sair da pista.

O dilema não tinha solução e o responsável técnico da Ferrari, Mattia Binotto, bem o sabia, como também sabia da impossibilidade de encontrar uma solução. Pelo que já se começou a pensar no futuro, chamando de volta o engenheiro Resta (que tinha sido prematuramente dispensado e colocado para supervisionar a linha de produção dos carros esportivos da Alfa Romeo) encarregando-o de projetar a Ferrari de 2022, pois o regulamento impede neste ano e no próximo grandes modificações nos carros atuais.

Esta medida, aceita por todos os construtores no chamado “Pacto da Concordia”, que leva o nome da praça parisiense onde se situa a sede da FIA, para conter os custos, não pode ser burlada e praticamente impede qualquer trabalho mais aprofundado nos carros atuais e nas versões que correrão em 2021.

Em consequência disso, os milhões de torcedores da Ferrari espalhados pelo mundo, logo ficaram sabendo que este ano não traria grandes triunfos e nem mesmo o ano vindouro. Como, aliás, já estamos vendo…

BinottoF1FerrariFórmula 1
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Novo Hyundai Tucson 2021 vem com visual arrojado e versão híbrida
Próximo
Nova Strada Endurance 2021: testamos a picape líder em vendas

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?