A primeira picape 100% elétrica no mundo é da JAC Motors, que lança dois veículos ao mesmo tempo: a picape e um caminhão.
Atualmente, a JAC Motors está na sétima geração de seus “iEV’S” (Intelligent Electric Vehicle), sendo o quinto maior fabricante mundial de BEV (Battery Electric Vehicle) e possui 5% das vendas de todos os modelos 100% elétricos que são vendidos na China.
A picape vai se chamar iEV 330P, vem com cabine dupla e se destina ao trabalho. Virá em versão única pelo preço de R$ 289.900 mil, sendo a picape mais cara do mercado. A compra é justificada pelo motor elétrico que entrega 150cv e 33,7 kgfm. Nessa conta, o motorista deve levar em conta a economia feita com abastecimento, o que explica o valor a mais no preço final. Sua autonomia é de 320 km.
No interior, a picape tem tela multimídia de sete polegadas, ar-condicionado, sensor de ré, kit de reparo para furos nos pneus e quadro de instrumentos que mescla relógios analógicos com mostrador digital.
O tamanho total da picape é de 5,61m , com caçamba de 1,81 m porém com capacidade de carga de apenas 800 quilos.
O caminhão é chamado JAC iEV 1200T e tem capacidade pra 7,5 toneladas de PBT, 97 kWh e 200 km de autonomia, vindo a custar R$ 349.900.
Com o lançamento simultâneo da picape e do caminhão, a JAC se posiciona na vanguarda de projeto elétrico. Eles tem itens únicos como baterias de fosfato de ferro-lítio (possuem maior densidade de carga que o íon-lítio e, por isso, são mais adequadas a transporte de carga); sistemas eletrônicos e conectores utilizados em indústria aeroespacial – são a última palavra em durabilidade, eficiência e vedação; sistema de trava do cabo de recarregamento quando está sendo usado. Ele só libera do engate quando destravado pelo controle remoto de abertura das portas dos veículos; quadros de instrumentos com escala gráfica de “consumo instantâneo”, que permite ao usuário verificar todo o tempo se seu modo de guiar é econômico e o quanto se está aproveitando de regeneração das baterias.
Os veículos da JAC contam com o serviço JAC Monitor, que faz um monitoramento do sistema de alta tensão, como por exemplo as baterias.
A empresa acredita totalmente num futuro elétrico e já lançou três utilitários esportivos e tem a seguinte linha de ação: “Enquanto algumas marcas têm um carro elétrico em sua linha… a JAC Motors tem uma linha de carros elétricos para você”.