A poucos dias de comemorar o milésimo Grande Prêmio da equipe na Fórmula 1, a Ferrari apresentou nesta quarta-feira a pintura especial do carro em que Leclerc e Vettel correrão no GP da Toscana, no circuito de Mugello (Itália), que pertence à equipe italiana, neste domingo. Até o início efetivo da Fórmula 1 nesse ano de 2020, não se sabia que o GP da Toscana estaria incluso no calendário, mas foi feito como forma de homenagear as mil provas da Ferrari, a única equipe presente desde o início da história dessa categoria até os dias de hoje.
Não só a cor dos carros foi alterada, daquele vermelho vivo que estamos acostumados para um vinho Burgundy, mas também o macacão dos pilotos combinará com a pintura comemorativa e os números estampados nos carros (5 e 16, respectivamente Vettel e Leclerc) remeterão aos tempos antigos da equipe. Ele ainda ganha uma tipologia indicando que é o GP de número 1000!
“O 1000º Grande Prêmio da Scuderia Ferrari é um marco muito importante, portanto teria de ser marcado de uma forma especial. É por isso que decidimos usar uma pintura única nos carros para esse evento, com os SF1000 indo para a pista do circuito de Mugello na cor vinho-borgonha (Burgundy), vista pela primeira vez no 125 S, o primeiro carro de corrida a levar o nome da Ferrari. Até mesmo o estilo dos números dos carros de Charles e Sebastian refletirão na tradição do passado, dando a impressão de serem pintados à mão na carroceria, enquanto os macacões dos pilotos também combinarão com a cor do carro” disse Piero Ferrari, filho de Enzo Ferrari.
Os pilotos Vettel e Leclerc ainda comemoraram o fato de que, pela primeira vez nessa temporada, será permitida a presença de público. Pouco menos de 3.000 pessoas (uma maioria ferrarista, provavelmente) poderão participar desse marco histórico da equipe. “É uma grande honra estar pilotando uma Ferrari no que será o 1000º Grande Prêmio deles, a mais antiga de todas as equipes da Fórmula 1. Será um prazer ainda maior celebrar esse aniversário no circuito de Mugello também porque, pela primeira vez nessa temporada, alguns espectadores serão permitidos nas arquibancadas”, contou Vettel.
O pôster oficial da Ferrari para essa corrida, e também comemorativo, foi desenvolvido pelo ilustrador italiano Patrizio Evangelisti.
??? ???????? ?????? ????
This weekend, we’re celebrating our 1000th race in #F1 at the picturesque Mugello Circuit ⛰
Cover Art by Patrizio Evangelisti ? https://t.co/9du2jAVZuV#essereFerrari ? #TuscanGP ?? #SF1000GP ? pic.twitter.com/hhdjDvzq46
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) September 9, 2020
Apesar da situação da equipe atualmente não ser das melhores, ocupando apenas o 6º lugar no mundial de construtores, torcemos para que seja um final de semana de muita comemoração e, quem sabe, uma improvável vitória!