A BMW tem três dos dez carros que mais cresceram em valor esse ano no Brasil. Esse estudo foi feito pela Kelley Blue Book, empresa originária da Kelley Kar que começou em 1918, com apenas três modelos Ford T. Em 1926, publicou o primeiro Blue Book, um livro com a cotação de preços de carros e daí em diante se tornou uma das marcas mais reconhecidas na indústria automotiva dos Estados Unidos. Esse sucesso se estendeu a outros países, ajudando consumidores a conhecerem o preço certo para seu veículo, novos ou usados.
O estudo foi feito pela empresa acompanhando o movimento dos preços entre os meses de agosto de 2019 a agosto de 2020 e levou em consideração modelos que não tiveram mudanças de geração em relação ao que era vendido no ano anterior, além de modelos com seis meses de mercado.
Os modelos da BMW que mais valorizaram em um ano foram o BMW X4, com valorização de 0,8%, o BMW X5 com valorização de 0,4% e o BMW série 4 com valorização de 2,1%. Já no restante da lista, estão o BMW Série 5, BMW Série 2 e BMW Z4, todos com desvalorização inferior a 1,5% após um ano.
“Respeito ao cliente e planejamento são fundamentais em nossa rotina e este reconhecimento reforça nosso modelo de trabalhar com veículos completos”, afirma Roberto Carvalho, Diretor Comercial da BMW do Brasil. “Com uma grande ofensiva de produtos, buscamos oferecer, além do prazer de dirigir, a melhor tecnologia, equipamentos, serviços e valor ao cliente por meio de um valor residual mais justo por cada real pago”, reforça o executivo.
Vale observar que o período do estudo foi bastante atípico, devido ao início da pandemia, que chacoalhou o mercado de novos e usados como um todo e encarou a alta nos custos de produção e venda de carros 0 km, causando o que se chama de “efeito elástico de preços de seminovos”, que pode resultar no aumento dos preços dos modelos seminovos acompanhando a alta dos respectivos 0km.