Essa é uma resposta fundamental para qualquer empresa buscar estratégias e para a concorrência entender como se posicionar. Uma empresa britânica de consumíveis para o setor automotivo chamada Holts, foi a fundo buscar essa resposta, analisando quais as palavras mais buscadas pelos europeus e pelo mundo todo no Google entre o período de abril de 2019 a maio de 2020, através do Google Keyword Planner. Essa pesquisa foi noticiada pelo site português automonitor.
A Holts afirmou: “Analisamos o histórico dos dados do Google para cada país e o volume médio de pesquisas dos fabricantes mais conhecidos e importantes. Finalmente, cruzamos os dados obtidos com estudos anteriores”.
E o resultado foi uma bela surpresa. Em 2018, um estudo feito por uma seguradora indicou a Toyota como líder das marcas de carros mais procuradas, mas nesse novo estudo o resultado mudou e a marca apontada foi a BMW, que lidera em 137 países dos 172 analisados, sendo que só nos Estados Unidos a BMW contribui com mais de cinco milhões de buscas.
Na sequência vem a Toyota, com liderança em 21 países e a Mercedes-Benz, líder em cinco países, preenchendo o pódio das marcas mais procuradas no Google. Em quarto lugar vem a norte-americana Tesla, que surpreende por estar bem à frente da Volkswagen, que ocupa a oitava posição.
Na Europa a BMW também lidera as buscas, seguida pela Toyota e Tesla. Quando pensamos em marcas mais buscadas, isso não representa necessariamente marca mais vendida e imediatamente nos perguntamos como fica a Ferrari? a marca dos sonhos de 100 % dos italianos e outros fãs está em sétimo lugar no ranking de buscas do Google e é líder em Mônaco. E a Volkswagen, líder em vendas com o Golf em 2019, fica em quinto lugar nesse ranking.