No passado, encarei a pista de testes com a então novata Fiat Toro. Com a versão 4×2 o resultado não foi dos melhores, nem sequer chegou ao destino final, apenas a versão turbo diesel com tração 4×4 completou o circuito, o que já era de se esperar.
Agora, a novata da vez foi a Strada cabine dupla, versão topo de linha Volcano. O circuito é o mesmo e com as mesmas dificuldades, só que desta vez nada de passar vergonha, a picape que não pode mais ser chamada pelo diminutivo, completou o circuito com folga.
Essa era a resposta que estava procurando nos testes em pista off road, já que o principal atributo do carro é servir ao trabalho, seja asfaltado ou terra. Muitas propriedades rurais utilizam da sua polivalente capacidade no dia a dia e é importante saber se a troca da antiga pela nova vale ou não a pena e a resposta é: “A nova Fiat Strada esta ainda melhor para o trabalho, conforto e principalmente em capacidade” testada e aprovada.
A Fiat foi muito competente na renovação de um produto de muitos anos de sucesso, o que não é fácil, sem perder em nada, mas sim agregar onde havia carência.
Para os que fazem uso no fora de estrada, a melhor noticia foi do sistema eletrônico E-Locker (Controle de tração avançado), que agora esta presente em todas as versões da nova Strada. Mais moderno e eficiente que o antigo Locker que equipava a versão mais cara Adventure desde 2008.
Para funcionar basta pressionar o botão [TC+] no topo do painel central e estar até 65km/h. Como essa eletrônica atua? Sensores e ABS trabalham para a mágica acontecer. Quando o sensor informa a central eletrônica que tem uma roda com giro muito mais rápido que a outra, sinal de roda patinando, a eletrônica manda um pulso para o ABS que pincela o freio algumas vezes independente na roda de mais giro, automaticamente a potencia vai para a outra roda e pode até ser nas duas alternadamente, facilitando vencer obstáculos de pouca aderência para ambas.
Outro ponto importante a ser observado é que o ABS entra em modo offroad, possibilitando o travamento da roda para desempenhar esse papel que simula um bloqueio na tração. Com isso, a atuação do freio muda com o TC+ acionado, permitindo inclusive o acumulo de matéria proposital na frente do pneu depois das rodas travadas, formando algumas pequenas lombadas de terra, barro ou pedra, permitindo criar maior resistência e parar melhor nesse tipo de piso.
Agora com auxilio de rampa e controle de estabilidade, seu uso fica mais seguro e fácil. Ajuda bem vinda também na escolha dos pneus de uso misto Pirelli Scorpion que faz toda diferença na aderência e contato com o solo. Vale lembrar que ficou muito boa de curva também.
Muito melhor de dirigir, principalmente no fora de estrada, agora promete ganhar mais de 60% de participação no mercado, após seus mais de 20 anos de liderança que devem seguir em ascensão.
Dica do especialista: Amarrar alguns pedaços de corda entre a roda e o pneu, pode te tirar de algum apuro em local remoto, ajudando assim a gerar maior tração.
Flávio Verna (@FlavioVerna4x4), especial para Carsughi Uol