O mercado que mais cresce no mundo é o de carros SUV’s (Sport Utility Vehicle ou veículo utilitário esportivo) e muitas marcas resistiram a essa mudança de comportamento do consumidor não tendo produtos para oferecer a eles. Um caso bem típico que podemos dar como exemplo é a Maserati, que lançou a Maserati Levante e até a própria Ferrar, que vai lançar o seu SUV chamado Ferrari Purosangue, mesmo pregando que não deve ser chamada de SUV.
Chegou a vez da tradicional e “old style” marca inglesa, Aston Martin ingressar nesse mercado, lançando seu primeiro SUV 4×4 denominado Aston Martin DBX, rendendo-se às necessidades do mercado e tendo esse projeto como tábua de salvação. Contando um pouco a história da marca, ela foi comprada há alguns anos atrás por Andrea Bonomi, presidente do grupo Investindustrial, que controlava a Ducati e depois a vendeu para a Audi. Segundo ele, a única chance de sobrevivência da Aston Martin era ter um modelo de volume que pudesse vender bem na China e nos Estados Unidos. Recentemente, Lawrence Stroll (o mesmo da Fórmula 1, dono da equipe Racing Point, futura Aston Martin em 2021) entrou para o grupo como acionista, incrementando a liquidez da marca.
O SUV de luxo então, foi a solução vista de imediato como salvadora da Aston Martin e daí o nasceu o projeto de um SUV como eles dizem, com pedigree, criado nas terras de Galles, em Saint Athan. A Aston Martin DBX usa muitos componentes da AMG- Daimler, vem com motor quatro litros biturbo, de 550 cv e 700 MN de torque,o mesmo do DB11, câmbio de nove velocidades, acoplando tudo isso a uma inédita tração nas quatro rodas. Como aceleração, ele faz de 0-100 km/h em 4,5 segundos e velocidade máxima de 291 km/h. O porta-malas também não deixa a desejar, proporcionado a capacidade de 632 litros de carga.
O interior é de extremo luxo, como é de se esperar da marca. O painel traz uma tela de TFT de 10,25″ e outra de 12,3″ como central multimídia que traz todas as informações necessárias ao motorista. O Apple Car Play vem de série assim com a câmera 360 graus além de um sistema de luz ambiente que permite 64 diferentes cores no habitáculo.
O DBX já está à venda e os preços sugeridos começam em £158,000 (aproximadamente R$ 1.118.640,00*) na Grã-Bretanha, €193,500 (R$ 1.230.660,00*) na Alemanha e $189,900 (R$ 1.027.359,00*) nos Estados Unidos.
A revista italiana Quattro Ruote testou o carro, na pista de Millbrook, na Inglaterra, observando todos os cuidados necessários relativos à precaução do Covid-19 e afirma que foi um evento sui generis e uma grande ocasião para avaliar um modelo muito esperado e controverso para a marca.
*cotações feitas em 11/08/2020 com 1 libra esterlina = 7,08 reais; 1 euro = 6,36 reais e 1 dólar = 5,41 reais