Você já deve ter observado que o número de carros com câmbio CVT vem aumentando. Antes, estava apenas em veículos mais caros mas agora vem tomando conta do mercado.
Temos hoje as transmissões manuais, onde o motorista realiza a troca de marcha; a primeira geração da automática, onde a decisão passava a ser de um módulo eletrônico que fazia as trocas pelo usuário e com a evolução, passou para a transmissão automática com opção de troca manual, através das conhecidas aletas ou borboletas atrás do volante ou ainda na própria alavanca de câmbio. A CVT vem quebrar a regra de ter marchas, ela é continuamente variável.
Considerado pelos engenheiros o melhor tipo de transmissão automática, ela utliza duas polias que estão interligadas por uma corrente de aço submersa em fluido de transmissão. A sigla CVT significa, em português, Transmissão Continuamente Variável e convidamos o engenheiro executivo de P&D da Caoa Chery Ednei Navarro, para nos explicar em vídeo como ela funciona. Assista no início da matéria e veja em detalhes todo o processo de funcionamento dessa transmissão!