Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaJAC

Avaliação: Jac iEV40, o primeiro SUV 100% elétrico ‘abastecido’ com R$22

por Claudio Carsughi 04/05/2020
por Claudio Carsughi 04/05/2020
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Segundo dados da revista Forbes, a Noruega é maior mercado de carros elétricos no mundo.O governo incentiva o uso dessa tecnologia oferecendo benefícios como corte de taxas e desconto em estacionamentos.

Os Estados Unidos são o país com maior número de veículos vendido, no entanto o percentual de vendas não chega a 1%.
A Europa é o maior mercado, seguida pela Ásia com China e Japão no topo da lista. Tanto que a JAC motors já está na sétima geração de veículos vendidos 100% elétricos, com zero emissão de poluentes. No ano de 2018, ficou em sexto lugar na lista dos elétricos mais vendidos do mundo.

O veículo que avaliamos é o derivado elétrico do JAC T40, o SUV médio da marca que foi lançado no Brasil em 2017. Um dos pontos fortes do carro, além obviamente de ser elétrico é o design, claramente italiano, onde a elegância salta a olhos vistos. Os apliques cromados, os filetes no para-choque traseiro, as molduras que contornam os faróis de neblina e especialmente a grade frontal, conferem a esse veículo personalidade.

Mas o destaque desse JAC iEV40 é o fato de não emitir poluentes, ele é totalmente elétrico (e não híbrido) o que significa que não tem motor a combustão. Seu motor desenvolve 115 cv de potência com 270 Nm de torque, o que é sentido assim que se pisa no acelerador, pois esse torque em todo carro elétrico é entregue imediatamente, gerando uma curva plana, dando aquela friozinho na barriga nas arrancadas ou ultrapassagens. Nos veículos à combustão, o torque desenvolve uma parábola, tendo uma curva inicial de ascenção até atingir o pico.Tudo isso é sentido ao dirigir, silêncio, torque, boa suspensão, conforto a bordo e bom acabamento, além de espaço interno.

A manutenção de um carro elétrico também tem valores diferentes, pois é importante entender que existem muito menos peças que se desgastam e o custo fica em torno de R$ 650,00 e esse valor é fixo entre os 10.000 e 60.000 km.
A grande dúvida é quanto ao carregamento e aí cabe um esclarecimento: aqui no Brasil, esses carros elétricos são para uso urbano, pois a autonomia é sempre baixa quando se pensa em estradas. Esse iEV 40 faz 300 km com o “tanque cheio” de energia, claro e precisa ser recarregado a cada 3 ou até 6 dias. Usamos o carro por uma semana e precisei recarregar apenas um dia.

Se usarmos uma tomada de 20A, 220 v, em 14 horas o carro está 100% carregado, se for 110 v o tempo calculado será o dobro. O custo desse abastecimento varia de estado para estado mas o custo médio é de R$ 22,00. O grande empecilho nosso é que, além de dessa tecnologia não ter subsídio, portanto os carros custam caro, não existem pontos suficientes de abastecimento, causando enorme insegurança quanto ao uso.

Digo que o uso deve ser premeditado e calculado, desvios de rota podem gerar problemas indesejados. Na Italia, até pouco tempo atrás, mesmo com vários pontos de abastecimento espalhados pela cidade e pela estrada, havia o problema do congestionamento das estações, ou seja, se você chegasse a um ponto de recarga na estrada e ele estivesse com um veículo carregando e outro na espera, sua viagem demoraria mais de oito horas para continuar.

Atualmente, aqui no Brasil, novos condomínios já estão sendo construídos com a estação de recarga para cada morador, permitindo que em breve, essa solução seja efetiva. Temos a empresa portuguesa EDP produzindo esses Wall Box para o consumidor e para algumas estradas com a qual firmou parcerias.

Como disse acima, o preço ainda é um limitante para o volume de vendas, esse carro custa hoje R$ 179.900,00, é importado, sujeito portanto às variações cambiais. A JAC é a única marca no Brasil que já tem uma linha completa de veículos elétricos, incluindo uma picape e um caminhão a serem lançados em breve.

Confira todas as informações e avaliação no vídeo no início da matéria!

bateriaChinaEDPelétricoiEV40JACjac motorsSUVsuv elétrico
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
A triste situação do futebol mineiro
Próximo
Mustang Cobra Jet 1400: conheça o primeiro dragster elétrico da Ford

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência