Laboratório para manutenção dos ventiladores pulmonares instalado no Polo Fiat. (Foto: Leo Lara)
O grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles – está trabalhando arduamente nesse momento de Pandemia para auxiliar no combate ao Covid-19. Essa ação é baseada em três pilares principais e você pode assistir ao depoimento que Fernão Silveira, Diretor de Comunicação e Sustentabilidade na FCA Latam e Presidente da Casa Fiat de Cultura, deu exclusivamente ao Portal Carsughi comentando-os:
O primeiro pilar se refere a hospitais de campanha, a FCA apoia dois hospitais sendo o primeiro em Betim, construído numa parceria com a Prefeitura da cidade que já está funcionando, perto da fábrica e foi equipado em tempo recorde, montado num espaço de 2.000 metros quadrados, emprestado pela FCA à prefeitura, dentro do Fiat clube, que funcionava para lazer dos funcionários. É um hospital de campanha com capacidade para até 200 leitos.
O outro hospital fica em Pernambuco, na cidade de Goiana, onde fica o Polo automotivo Jeep, dentro de um prédio construído pela Jeep e está sendo adaptado para ser um hospital de campanha com capacidade para até 100 pacientes.
Além disso, a Fiat anunciou a doação de duas ambulâncias Ducato para atender a esses hospitais.
O segundo pilar é baseado na reparação dos ventiladores pulmonares, estima-se que haja 3,6 mil deles fora de operação e o grupo FCA tem técnicos treinados pelo Senai para a recuperação desses aparelhos ( cada ventilador recuperado pode atender até 10 pessoas).
FCA entrega protetores faciais plásticos (face shields) à representante do Hospital João XXIII. (Foto: Leo Lara)
Outro ponto em que a FCA está trabalhando é na fabricação das máscaras faciais usando as impressoras 3D que estão em Betim. Estima-se que serão feitas duas mil máscaras para serem doadas para profissionais de saúde dos estados de Pernambuco e Minas Gerais.
O terceiro pilar consiste em ter colocado à disposição dos governos estaduais de PE e MG 125 carros das marcas Fiat e Chrysler para ajudar na logística e no apoio ao combate ao COVID-19.
Além disso a fábrica fez uma série de doações de luvas, álcool gel, autoclave para esterilização de materiais outros utensílios importantes para proteger nossos profissionais de saúde.