Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Mobileye: terceiro olho ajuda motorista a evitar acidentes

por Claudio Carsughi 23/03/2020
por Claudio Carsughi 23/03/2020
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
dispositivo mobileye em painel de carro

Foto: Divulgação/Mobileye

Você já ouviu falar em terceiro olho? Com certeza sim. As grandes marcas já vem equipando seus carros com dispositivos de segurança ativa e passiva. A Ford já lançou há bastante tempo no Focus, a frenagem autônoma, dispositivo que vem acoplado ao pára-brisa e que lê placas de velocidade e passagem de pessoas, onde em velocidades até 50 km/h o carro aciona automaticamente o freio para não atropelar pedestres. Veja aqui como funciona.

Agora chegou a vez do mercado disponibilizar ao público esse dispositivo, chamado de Mobileye que pode reduzir em até 90% a chance de colisão, a desatenção ao olhar para celulares enquanto se dirige e ainda pode ler placas de sinalização.

Importante ressaltar que ele não freia o carro, mas emite alerta sonoro e auditivo para que o motorista aja rapidamente. Trata-se de um dispositivo com tecnologia israelense que funciona como um “terceiro olho” na condução de veículos.

Lançada em 1999, a Mobileye, é uma startup israelense que foi adquirida pela Intel por U$ 15,3 bilhões em 2017, uma das maiores aquisições do mercado de tecnologia. A empresa é líder global no desenvolvimento de visão artificial, machine learning, análise de dados, localização e mapeamento de tecnologias para os Sistemas de Assistência Avançada ao Motorista (ADAS) e soluções de condução autônoma.

Dispositivo mobileye

Foto: Divulgação/Mobileye

Como ele funciona?

Através de uma câmera instalada no para-brisa, perto do apoio do espelho retrovisor interno, o Mobileye identifica veículos, pedestres e outras formas, além de faixas e placas de trânsito.
Feito isso, os dados são analisados em questões de milésimos de segundos e o visor do Mobileye emite sinais de alerta frente a riscos iminentes, como por exemplo o cruzamento de ciclistas e pedestres na frente do carro, ou ainda alerta se o motorista sair da sua faixa de rodagem, o que pode acontecer se estiver com sono, por exemplo.
Ao ouvir ou ver esse alerta, o motorista encurta o tempo de reação que teria espontaneamente e reage assim que é alertado.

dispositivo alerta motorista sobre mudança de faixa

Fotos: Divulgação/Mobileye

Em números mundiais, falamos de 1,5 milhão de mortes e milhões de feridos em estradas no mundo; a cada 15 minutos, uma pessoa morre em um acidente de trânsito no Brasil – em alguns períodos do ano, os acidentes graves chegam até a aumentar, como no Carnaval, que em fevereiro registrou 8% a mais de mortes em relação ao feriado do ano passado, com 91 vítimas fatais nas estradas federais.

A quem interessa essa tecnologia?

A inteligência artificial já vem sendo usada em inúmeras vertentes, sempre reduzindo custos e aumentando eficiência e produtividade das empresas. Assim, esse dispositivos e torna um grande aliado de quem é proprietário de frotas ou mesmo de automóveis novos e usados.

As causas mais comuns de acidentes com morte são o excesso de velocidade, a desatenção do motorista, a ingestão de álcool e a desobediência à sinalização. A
USP realizou uma pesquisa em que mostra que o motorista à velocidade constante de 110 km/hora percebe apenas 10% das sinalizações. A 60 km/hora já são 60% das placas, sem contar o uso de aplicativos que tiram atenção da sinalização.

Dispositivo mobileye

Foto: Divulgação/Mobileye

A tecnologia para frotas inteligentes é utilizada pelas principais montadoras do mundo, como BMW, Audi, Volkswagen, Volvo, Nissan, Ford, Honda, General Motors, entre outras.

O dispositivo também oferece uma versão direcionada para veículos de grande porte, como ônibus. O Mobileye Shield+ funciona por meio de sensores instalados na parte frontal e em pontos estratégicos do ônibus, cobrindo pontos cegos, e fornecendo avisos para a prevenção de colisões. Ao analisar situações multivariáveis e interagir com os motoristas, por meio de alertas, o sistema calcula ainda a distância mais segura para prevenir impactos.

Para adquirir o Mobileye acesse o site: www.fftechbr.com.br ou ligue diretamente para FFTech: (11) 5085-5400. Você pode ter um desse por uma média de R$4 mil.

Ford Focusfrenagem autônomaMobileyesegurança ativaSegurança ativa frotasSegurança ativa ônibusterceiro olho
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Em tempos de pandemia, clubes dão exemplos positivos e negativos
Próximo
COVID-19: o impacto direto nas contas do Corinthians

Você também pode gostar...

Stellantis anuncia pacote de novidades e híbridos

Alta na procura por serviços de câmbio automático impulsiona oficinas especializadas no Brasil

Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

Frota brasileira de veículos continua a envelhecer e sem melhora à vista

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

    19/05/2025
  • 2

    Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

    22/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Stellantis anuncia pacote de novidades e híbridos

Alta na procura por serviços de câmbio automático impulsiona oficinas especializadas no Brasil

Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas