Nós, brasileiros, somos especialistas em convocações. Independentemente do treinador que está à frente da Seleção, sempre criticaremos um nome que integra ou que fica de fora da lista. A minha lista, por exemplo, seria diferente da divulgada por Tite hoje. E sempre criticaremos porque avaliamos somente o momento do atleta, e não levamos em consideração características dos jogadores e o plano que temos de jogo.
Tite convocou 24 jogadores para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Gabriel Jesus é o nome extra. Ele cumprirá suspensão no primeiro jogo e entrará no lugar de alguém para o segundo.
Bruno Guimarães e Éverton Ribeiro são as novidades da lista. Alisson (pela condição física), Emerson, Douglas Luiz e Paquetá (convocados para a Seleção Olímpica), Willian, David Neres e Rodrygo, que estiveram na última lista de Tite, todos estão ausentes na nova relação. Filipe Luis, uma vez considerado titular absoluto pelo treinador, ficou de fora. Além dele, Vinícius Júnior, que vive bom momento no Real Madrid, também não foi convocado e defenderá a Seleção Olímpica.
Nomes como os de Alex Sandro, Arthur, Philippe Coutinho e Everton seguem tendo oportunidades com Tite, embora não estejam em suas melhores fases. Como eu disse anteriormente, a minha lista teria outros nomes nos lugares desses – sobretudo, porque avaliamos apenas o momento do atletas. Futuramente, ainda haverá espaços para mais novidades.
Por enquanto, o trabalho de Tite deve ser conciliado com o de André Jardine, e o processo de renovação da Seleção Brasileira principal ganhará mais forma após a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio.