Quando, no longínquo ano de 1972, os engenheiros da Honda apresentaram o projeto de um novo modelo, batizado de Civic, dificilmente poderiam imaginar o sucesso que ele teria. Produzido até agora em 10 séries sucessivas e oferecido mundialmente com 5 opções de motores (e mais uma declaradamente esportiva, batizada como Type R, com 320 cv) é vendido aqui no Brasil com um motor 2.0 aspirado, de 160 cv. A este motor é acoplado, na versão mais vendida, um câmbio CVT mas existe também a opção de um ótimo câmbio mecânico de 6 marchas que porém, não é o preferido dos compradores.
Externamente, o Honda Civic 2020, que com o passar dos anos foi aumentando de tamanho a ponto de permitir à Honda lançar aqui o modelo City, que se aproxima bastante das medidas do Civic de 20 anos atrás, desfruta do design já tradicional da montadora nipônica. Um design que podemos definir como “agressivo”, com vários elementos aerodinâmicos, buscando opor-se nisso ao tradicional rival Corolla, da Toyota. Um rival que, ao menos até aqui, revelou-se inatingível, contando com um público fiel que o mantém como o mais vendido da categoria.
De qualquer forma este Honda Civic tem um acabamento muito bom, tanto como qualidade dos materiais usados como no cuidado de sua montagem, e oferece bom conforto não apenas aos dois passageiros que ocupam os lugares dianteiros como aos que sentam atrás. Onde, como em qualquer veículo, duas pessoas tem conforto e três nem tanto, o passageiro do meio sendo sempre um pouco sacrificado. Existe no entanto uma sadia USB no apoio de braço do motorista que permite ao passageiro de trás usar para carregamento de seu telefone. Na frente existem outra saída USB embaixo do console com a qual se pode carregar o telefone e acessar o Apple Car Play ou o Android auto, utilizando as imagens no mídia connect de 7″, que tem ainda GPS, pareamento com o mesmo, áudio, como principais atributos.
Rodando com ele observa-se o cuidado com a contenção de ruídos (mas as esburacadas ruas de São Paulo não ajudam), a pronta resposta do motor e a interessante possibilidade de economizar combustível. Com efeito, existe uma tecla que, ao ser pressionada, limita a rotação em que ocorrem as trocas de marchas e, com isso, reduz o consumo. Uma redução que, se acompanhada de um uso inteligente do pedal do acelerador, pode atingir números bem significativos.
Pelo resto, o Honda Civic é um carro moderno, que promete muita quilometragem sem maiores problemas, desde que obedecida a manutenção indicada pelo fabricante e um bom valor de revenda no mercado de usados. Dois fatores que – conjugados – fazem o sucesso do carro. Você encontra esse carro no mercado com valores a partir de R$99.200,00, porém a versão que testamos, Civic EXL, você encontra a partir de R$114.100,00.
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