A Opel Corsa é o carro mais vendido da marca, com nada menos que 13,6 milhões de unidades desde 1982 até os dias de hoje. E agora, sua sexta série, é realmente nova sob todos os aspectos.
Trata-se da primeira versão desde que Opel passou a fazer parte do conglomerado PSA e é a mais leve de toda sua história, pesando menos de 1.000 kg.
Por enquanto é apresentada com dois tipos de motores, um gasolina 1.2 com três versões de potência, respectivamente 75 cv, 101 cv e 131 cv, e um diesel 1.5 de 102 cv. Mas no início de 2020 terá também uma versão elétrica de 136 c, com autonomia de 330 km.
versão elétrica com 136 cv
A utilização da plataforma CMP (a mesma de Peugeot e DS3 Crossback) permite produzir na mesma linha de montagem versões com motores diferentes sem ser necessária qualquer modificação da carroceria.
Visualmente esta Opel Corsa apresenta sensíveis alterações: é mais larga, mais baixa, tem uma parte dianteira mais comprida e um pequeno spoiler traseiro que lhe confere um aspecto esportivo. E O interior lembra logo o clássico estilo alemão da Opel.
O conteúdo geral do carro é de uma categoria superior, com um mostrador de 10 polegadas que inclui o GPS e, nas versões Elegance e GS Line, se soma a um painel digital de 7 polegadas.
Quanto ao sistema de auxilio à direção temos, entre outros, reconhecedores de sinais rodoviários, de sinais de cansaço do motorista, freada automática de emergência, manutenção de faixa de rolamento e reconhecimento da presença de pedestres.
Um destaque todo especial, por fim, cabe ao sistema de faróis, de Led, que conseguem utilizar, em qualquer situação, os altos graças a um sistema inteligente que orienta o feixe luminoso longe dos carros que viajam na direção contrária.
Em teste rodoviário com a versão a gasolina percebe-se um carro altamente reativo, com aceleração imediata, direção pronta e eficaz, ótima estabilidade e nível de ruído reduzido ao mínimo. Com o diesel as respostas do motor são mais vagarosas, mas mostram um bom aproveitamento da curva de torque, com um motor bem “redondo” e também reduzido nível de ruído.
Por fim, a habitabilidade geral é boa, desde que o motorista não tenha uma altura maior que a média, caso em que o espaço disponível para quem senta no banco traseiro fica bem reduzido. E o porta-malas oferece 309 litros de capacidade, que aumenta para 1.100 com o assento traseiro rebaixado.