O novo BMW Série 1, que chegou à sua terceira série, é o primeiro carro da montadora alemã a utilizar a tração dianteira na série 1. Isto, com a colocação transversal dos motores a 3 ou 4 cilindros, permitiu aumentar a habitabilidade, com mais espaço para as pernas dos passageiros ao mesmo tempo em que aumentou o espaço para as bagagens. Isso embora as dimensões externas sejam ligeiramente menores em relação à versão anterior.
Trata-se de um carro de sucesso, a ponto de terem sido vendidas 2.490.803 unidades desde seu lançamento em 2004, ratificando seus dotes de equilíbrio, estabilidade e conforto.
Entre as inovações tecnológicas merece destacar o sistema ARB, um artifício eletrônico integrado na centralina, que simula um diferencial mecânico auto-blocante. Ele permite corrigir a natural propensão da tração dianteira em sair de frente, tanto que o carro é absolutamente neutro, com uma direção precisa e um motor que fornece prontamente sua potência.
Aliás, quanto aos motores, são oferecidos 3 diesel e 2 gasolina, a 3 e 4 cilindros, com potências que vão dos 116 cv da 116d aos 306 cv da M135i xDrive. E os câmbios podem ser mecânico de 6 marchas, automático Steptronic de 7 marchas ou ainda Steptronic Sport de 8 marchas.
Este BMW é oferecido em 5 versões : Advantage, Business, Sport, Ms Sport e Luxury, com vários níveis de acabamento. E conta com uma ampla lista de opcionais, pelo que pode representar um bom começo para quem deseja entrar no “mundo” BMW.