Marc Marquez não perdeu tempo e já na primeira chance conquistou seu oitavo título mundial, vencendo o GP da Tailândia, após uma acirrada luta com o jovem Quartararo, que tentou até o fim supera-lo mas não o conseguiu. Aos 26 anos Marquez se coloca entre os grandes de todos os tempos, tendo – por ora- à sua frente apenas o campeonissimo Agostini (15 mundiais), Angel Nieto (13) Mike Hailwood, Valentino Rossi e Carlo Ubbiali (9).
No circuito de Burinam Marquez deixou no box a calculadora, não se importou com os riscos e durante boa parte da corrida seguiu Quartararo, estudando suas trajetórias, até atacar de vez, no final. Seu ataque, por fora, na última volta foi decisivo, embora Quartararo tenha tentado, na última curva, supera-lo, mas sem o conseguir. Completando o pódio ficou Viñales enquanto atrás o quarto foi Dovizioso, mas distanciado de nada menos que 11 segundos e jamais dando a impressão de poder conquistar aquele que seria seu 100º pódio.
O que é importante ressaltar, para deixar bem clara a superioridade de Marc Marquez, é a modestíssima “performance” das outras Honda : Nakagami foi 10º, a 29 segundos, Crutchlow 12º , a 33 segundos e Lorenzo (companheiro de Marquez no time oficial Honda) 18º a nada menos que 54 segundos. Fácil entender quem faz a diferença na equipe nipônica !