Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FiatIndustria Automobilistica

Fiat Uno: por quê um sucesso de 35 anos no Brasil?

por Claudio Carsughi 07/10/2019
por Claudio Carsughi 07/10/2019
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Foto: hothatch.com.au

Quando o Fiat Uno, criação estilística do famoso Giorgetto Giugiaro, foi lançado na Italia em 1983, teve logo boa acolhida de público, tanto na versão de 3 como na de 5 portas. E ficou claro, para os dirigentes da Fiat da época, que esse sucesso comercial poderia ocorrer também aqui no Brasil, pelo que seu lançamento logo se deu, no ano seguinte.
Seus concorrentes na época sofreram para encontrar produtos à sua altura, levando em consideração a equação custo-benefício, e com isso o simpático carrinho made in Betim foi ganhando seu espaço. Algumas versões, como o cinco portas com ar condicionado, o colocaram num patamar superior à categoria e depois a introdução da injeção eletrônica se encarregou de fazer o resto.
Hoje, com todos os investimentos que seu lançamento requereu amplamente amortizados desde muito tempo, se apresenta como um valor seguro para a FCA e pode servir, toda vez que se apresenta no mercado um novo concorrente, como o melhor escudo para defender a fatia de mercado da montadora de Betim. Pois, em minha opinião, ainda existe, entre custo e preço ao consumidor final, uma boa margem…
Atualmente, o Uno é vendido em quatro versões: Attractive 1.0 Fire, Drive e Way 1.0 Firefly e Way 1.3 Firefly e uma das grandes dúvidas é se ele vai ganhar uma terceira geração. Caso não venha, se encerra um ciclo de três décadas e meia de sucesso.

19831984BetimDrive e Way 1.0 Firefly e Way 1.3 FireflyFCAFiat UnoGiorgetto GiugiaroUno 1984Uno 2019Uno Attractive 1.0 fire
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Marquez : vitória e 8º título mundial !
Próximo
De novo o VAR…

Você também pode gostar...

WEC: Cadillac faz dobradinha e Dudu Barrichello sobe ao pódio nas 6 Horas de São Paulo

GM completa 100 anos com cinco lançamentos

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar

VÍDEO: aceleramos as opções V6 e elétrica da Blazer

WEC: Toyota #8 lidera o TL3 das 6H de São Paulo; Barrichello é P2 na LGMT3

WEC: Porsche #6 lidera os treinos livres de sexta-feira das 6H de São Paulo

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Honda Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço

    11/07/2025
  • 2

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

WEC: Cadillac faz dobradinha e Dudu Barrichello sobe ao pódio nas 6 Horas de São Paulo

GM completa 100 anos com cinco lançamentos

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar