Não há muito do que se orgulhar do nível do futebol brasileiro, mas o desempenho dos paulistas na rodada deste fim de semana foi realmente vergonhoso.
Começou no sábado de manhã, no jogo entre Corinthians e Ceará. O time de Carille vencia por uma vantagem de dois gols até o intervalo. Na etapa complementar, teve uma queda brusca de rendimento e ainda sofreu um gol olímpico no fim.
Mais tarde, o São Paulo foi muito mal contra o time alternativo do Internacional e perdeu por 1 a 0, no Beira-Rio. A equipe tricolor também estava muito desfalcada, mas é preciso ressaltar que esse foi o terceiro tropeço consecutivo da equipe tricolor. Ou seja, há um tempo não mostra o futebol de quem merece brigar pelo título.
Ainda no sábado, o Palmeiras foi ao Serra Dourada encarar o Goiás. O jogo, de tão ruim, parecia que não ter fim, ainda mais quando o juiz deu 10 minutos de acréscimo. O tempo foi suficiente para o alviverde paulista conseguir a virada, contando com uma ajuda generosa do goleiro reserva do adversário.
Por fim, o Santos, hoje, na Vila Belmiro, só conseguiu o empate contra o time reserva do Athletico – que estava muito bem organizado por Tiago Nunes – graças um pênalti que aconteceu fora da área em Marinho. Além disso, ficou ainda mais claro que, apesar do estilo de jogo agradável proposto por Sampaoli, a falta de opções no banco de reservas tiram o Santos da briga pelo título.
Exceto o Palmeiras, os demais paulistas desperdiçaram pontos nesta rodada. O alviverde ainda buscou um gol no minuto final; mas fato é que os quatro times de São Paulo estão entre os primeiros colocados na tabela e não apresentaram um futebol que fizesse jus às suas respectivas posições. Perderam a boa chance de se aproximar do Flamengo e, num futuro próximo, esses pontos perdidos farão falta.