Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaPeugeot

Peugeot 2008: motor turbo e visual moderno são fortes atributos

por Claudio Carsughi 12/08/2019
por Claudio Carsughi 12/08/2019
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp


Texto e fotos por: Vagner Aquino

Velho conhecido dos brasileiros, o Peugeot 2008, recentemente revisado, é mais um entre os SUVs que oferecem o que o consumidor procura: suspensão elevada, visual refinado e bom pacote tecnológico. Porém, nesta categoria, agradar o público é uma missão difícil uma vez que, assim como o exemplar da Peugeot, a concorrência traz outros bons produtos como Nissan Kicks, Hyundai Creta, Jeep Renegade, o novato VW T-Cross, e o precursor Ford EcoSport. Por isso, a marca francesa prefere apostar em alternativas que vão de motor aspirado com visual básico a opções com turboalimentação – opção que retornará em breve ao mercado.

É exatamente da atual configuração topo de linha que falaremos aqui. Passamos uma semana a bordo da variante Griffe (R$ 89.990), que trabalha com o motor 1.6 aspirado de 16 válvulas e alimentação bicombustível. São 118 cv de potência máxima e torque de 16,1 kgfm. Por ser entregue aos 4.000 rpm (4.750! com etanol) o comportamento do 2008 não rende respostas tão vigorosas em aceleração e retomadas. Mas é um veículo leve, com 1.248 quilos.

A transmissão automática de seis velocidades não é das mais espertas, mas desempenha bom trabalho – mudanças podem, também, ser feitas por meio da alavanca de câmbio. Em modo sequencial, o GSI (Gear Shift Indicator) indica qual marcha deve ser engatada para garantir o menor consumo de combustível. Em trecho urbano, com álcool no tanque, fez média de 10,5 km/l durante o teste.

Da porta para dentro, a modernidade chama atenção. Tem alavanca de freio de estacionamento em formato diferenciado, teto panorâmico, quadro de instrumentos recuado e tela central de 7″. Bastante intuitiva, a central multimídia vem com Apple CarPlay e Android Auto para espelhamento de celular. Destaque para o volante pequeno e com boa pegada, bem ao estilo do hatch 208. No mais, o acabamento bem cuidado e a boa ergonomia não deixam dúvidas que o 2008 é, sim, uma boa escolha na hora de fechar negócio.

Os ocupantes traseiros vão um pouco apertadinhos, mas são compensados pelos bons materiais de revestimento de bancos e portas. O ar-condicionado tem comando digital e duas zonas.

Ao contrário dos modelos Peugeot comercializados no passado, o sistema de suspensões tem ótimo comportamento até mesmo em pisos nível hard. Mas nada de enfiá-lo no barro, pois, é bom lembrar que não é essa a função do 2008 ou de nenhum dos SUVs urbanos que invadiram as ruas brasileiras nos últimos anos.

Um adendo! O Peugeot 2008 logo deve sofrer alteração drástica. Lá fora, já foi apresentada a nova geração, que se baseia nos irmãos maiores, vulgo, 3008 e 5008.

Android Auto PeugeotApple car play PeugeotGSI (Gear Shift Indicator)Hyundai Creta x Peugeot 2008Jeep Renegade X Peugeot 2008motor aspiradomotor aspirado Peugeot 2008Nissan Kicks x Peugeot 2008Peugeot 2008Peugeot 2008 AllurePeugeot 2008 GriffePeugeot 2008 preçoPeugeot 2008 turboPeugeot 2008 vai mudarSUVSUVsT-Cross x Peugeot 2008turboalimentação
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Qual sua opinião sobre a ida do Rogério Ceni para o Cruzeiro? Veja se bate com a do Carsughi!
Próximo
BMW M8: o novo safety-car da MotoGP

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência