No GP da Grã Bretanha, pela segunda vez consecutiva, o líder do campeonato, Marc Marquez, perdeu a corrida na última curva da volta derradeira! Desta vez de forma ainda mais surpreendente do que acontecera no GP da Áustria, pois Marquez parecia ter a situação sob controle quando, na última curva, acabou deixando uma mínima margem para seu perseguidor, o também espanhol Rins, que enfiou aí sua Suzuki e venceu com uma vantagem de apenas 13 milésimos de segundo!
Um epílogo de cinema para uma corrida que teve muitas emoções, a começar pelo incidente logo no começo quando o francês Quartararo se tocou com Dovizioso que leva a pior e foi levado logo ao hospital, em Coventry, felizmente sem problemas maiores. A não ser a enorme vantagem que agora tem Marquez, com seus 78 pontos de vantagem que, pelo andar da carruagem, lhe darão matematicamente o título bem antes do encerramento deste mundial.
Rins voltou assim à sua melhor fase, aquela que, no início da temporada, o pôs em destaque, antes da dupla decepção nos GPs de Holanda e Alemanha. Durante toda a corrida não deixou Marquez abrir a mínima vantagem, o perseguiu continuamente, parecendo estudar suas trajetórias até chegar ao assalto derradeiro quando Marquez não tinha mais tempo para reagir. Para Ris foi a segunda vitória neste ano (e terceiro lugar no campeonato) e motivo de grande alegria para o pessoal da Suzuki, já que a última vitória neste circuito tinha sido obtida com Viñales em 2016. Um
Viñales que, aliás, foi terceiro, após ter reconquistado muitas posições desde a metade da corrida.
Tivemos emoções logo na largada, com Marquez saindo na frente, seguido por Rossi, quando Rins perdeu a traseira, Quartararo deslizou e foi apanhado em cheio por Dovizioso com sua Ducati que levantou vôo e pegou fogo. O piloto italiano caiu mal, ficou alguns segundos imóvel mas depois, a ser levado embora de maca, fez sinal de positivo.
Sem Qartararo e Dovizioso, Marquez tentou escapar, mas Rins colou nele e tivemos assim uma corrida realmente muito interessante, até o – quase – inesperado final, com duas voltas finais realmente sensacionais.