Foi finalmente dada a largada para a 70.a edição do Campeonato Mundial de Pilotos e da Copa dos Construtores, competições que começaram no longínquo dia 13 de maio de 1950, no tradicional autódromo inglês de Silverstone, quando 4 Alfa Romeo protagonizam a primeira linha do grid. A vitória foi do pole-position Farina, que coroou seu triunfo com a volta mais rápida, enquanto o estreante argentino Fangio não conseguiu completar a corrida. mas isso foi apenas o começo, já no segundo GP da temporada, em Monaco, Fangio iniciou uma série de vitórias que o levaram a ser considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos.
A história apresentou, depois, outros nomes que ficaram famosos e o último deles, entre os que já não estão nas pistas, foi o alemão Schumacher, cujos recordes estão na alça de mira do atual campeão, o inglês. Ele é, com sua ótima Mercedes, o grande favorito para um novo título, sendo que o maior rival deverá ser o alemão Vettel com a Ferrari. E com a Red Bull de Verstappen, como terceiro disputante, podendo alcançar algumas vitórias sem, por isso, causar maior surpresa.
Entre os novatos muitas atenções ficam para o monegasco Leclerc (21 anos), que fará dupla com Vettel na Ferrari, e para o inglês Norris (19 anos) que tentará tirar o máximo de uma McLaren pouco promissora. Como, de resto, terão que tentar dois veteranos, o finlandês Raikkonen na Alfa Romeo (que conta porém com total apoio da Ferrari) e o polonês Kubica, ainda pior equipado com uma Williams totalmente decepcionante desde os primeiros testes.