Definidos os confrontos das quartas-de-final da Champions League. Destes, eu chamo a atenção para dois: Tottenham x Manchester City e Barcelona x Manchester United.
No clássico inglês, é muito difícil de traçar qualquer prognóstico. Ao tomar por base o retrospecto das duas equipes, o favoritismo aponta para o lado de Manchester. Os Spurs não vencem o rival há quatro confrontos. No último encontro, deu o time de Guardiola.
Ainda assim, é extremamente difícil apontar um favorito; mas há a garantia desse ser um grande espetáculo.
Do mesmo lado da chave, há United x Barcelona. Eu acredito na classificação azul-grená, somente pelo fato de terem Lionel Messi no time; mas o Manchester atravessa uma grande curva de crescimento pós-Mourinho. De 22 de dezembro até aqui, foram 18 jogos, 14 vitórias, dois empates e duas derrotas – estas para o PSG, no jogo de ida das oitavas da Champions, no recente confronto diante do Arsenal, pela Premier League. O que mais chama a atenção foi a maneira de como superou o PSG, fora de casa, mesmo sem contar com o time completo.
Já o Barcelona, também vive um excelente momento. Líder do Espanhol e finalista da Copa do Rei. Superou o Real Madrid com maestria nos dois últimos confrontos diante do arquirrival. Além disso, passou com autoridade sobre o Lyon, e chega como cotado ao título da Champions.
Fato curioso é que, novamente, temos uma gama de times ingleses nas quartas de final, o que já parece ser um fenômeno natural. Existe, de fato, a possibilidade de termos uma semifinal 75% composta por clubes da Inglaterra. Não seria nada estranho.
O Liverpool tem favoritismo absoluto sobre o Porto, e o Ajax promete dar muito trabalho à Juventus, apesar de acreditar que avança o time italiano.
Podemos ter uma final inglesa. Quiçá um duelo na decisão entre Messi e Cristiano Ronaldo.
Fato é que bons espetáculos jamais faltarão.