Foto: modelo XLS
O Toyota Etios com motor 1.3 e câmbio manual é a versão de entrada da produção da montadora nipônica no Brasil e custa oficialmente R$ 49.490 reais. Trata-se de um ótimo carro, que não cria falsas ilusões mas entrega a seu proprietário tudo aquilo que promete.
Com o cada vez mais conturbado trânsito nas grandes cidades, contudo, muitos motoristas acabaram aderindo à transmissão automática e, para esse contingente que não para de crescer, a Toyota criou o Etios com motor 1.3 e transmissão automática de 4 velocidades. Para ter esse “plus”, o interessado gasta mais R$ 5 mil.
Rodando com ele na cidade (entendemos que se o uso for apenas e tão somente rodoviário trata-se de um acréscimo de custo inútil) pode-se perceber a suavidade com que ocorrem as trocas de marchas, a ponto de quase não serem notadas. Este facilitador, contudo, tem, além do maior custo inicial, uma pequena despesa constante e maior no que se relaciona ao consumo, ligeiramente mais acentuado. A diferença, contudo, depende – e muito – da forma de conduzir.
Pelo resto, o Etios automático é idêntico a seu irmão mecânico. O mesmo bom acerto da suspensão, a mesma capacidade de frenagem, as mesmas respostas da direção.
E quanto ao acabamento, seja externo como interno, não há diferença, pelo que a escolha do tipo de transmissão acaba dependendo apenas e tão somente da preferência do comprador.