Fotos: Claudia Carsughi e Divulgação
Apresentado em 1994 numa versão com 3 portas com carroceria monocoque, o Toyota RAV4 foi paulatinamente ganhando mercado e isso foi visível já no ano sucessivo, quando foi apresentada a versão 5 portas. Daí para a frente as séries foram se sucedendo, até chegar a 2013 com a 4.a serie, que receberia em 2016 um “face-lift” válido até hoje.
Construído agora sob a plataforma Toyota New MC, ele vem garantindo seu lugar no mercado, embora se ressinta da falta de vários itens que seus diretos concorrentes já tem. Da câmara de ré à ausência de um sistema de informações moderno, passando por vários outros componentes. Isto, porém, parece não incomodar seus fieis compradores, que apostam na reconhecida robustez, confiabilidade e valor de revenda do veículo.
Rodando com ele, verifica-se um pequeno sub-esterço quando se supera seu limite, mas nada que possa preocupar pois, no todo, o RAV4 demonstra um veículo silencioso e confortável. Seu espaço interno é digno de nota, com bom espaço para quem senta atrás e um amplo porta-malas. Ao mesmo tempo suas dimensões externas não preocupam, mesmo no caótico trânsito de São Paulo, o que constitui um fator bem apreciável.
Retomadas de velocidade, estabilidade, funcionamento da transmissão automática e ação do sistema de freios são normais e não causam a menor preocupação. O mesmo pode ser dito do consumo, que, no nosso caso, ficou em 8,1 km/l, marca adequada ao tamanho e peso do carro.
Os preços são: