Quanto recebo material de turismo, indicando esta ou aquela meta e ilustrando tudo com magníficas fotos, além de uma farta adjetivação no texto, fico sempre com a pulga atrás da orelha.
Será que o lugar anunciado é isso tudo, ou tanto o redator da matéria como – e principalmente – o fotógrafo conseguiram mostram algo um pouco além da realidade ?
Foi com essa dúvida na mente que decidi ver para crer e fui com minha mulher para a Pousada do Quilombo, um resort situado a quase 1.000 metros de altitude, perto da Pedra do Baú, nas proximidades de Campos do Jordão.
Este resort, que ocupa uma área de 170 mil metros quadrados, dispõe de 40 apartamentos e fica a 185 quilômetros de São Paulo, 206 km de Campinas, 465 km de Belo Horizonte e 75 de São José dos Campos.
A primeira impressão logo serviu para convencer-me´de que, contrariamente ao que se faz quase sempre, a descrição ficou aquém da realidade. Existe, por exemplo, um amplo heliponto, que pode receber 3 helicópteros e que serve tanto como um meio de pronto socorro em caso de necessidade como para ser usado pelos mais abastados como normal meio de transporte.
Os apartamentos, amplos e bem decorados, tem, por exemplo, uma lareira com a madeira diariamente preparada para que, jogando um fósforo, se tenha logo uma agradável chama. Coisa que, no inverno, é sempre apreciada.
Ao mesmo tempo, ao lado da TV via satélite, tem um DVD player em que podem ser visto os filmes postos gratuitamente à disposição dos hóspedes. Isto a partir de um extenso catálogo, onde encontrei tanto filmes recentes como clássicos, desde “Casablanca” até “Singing in the rain”.
Mas férias lembram também gastronomia, e isto é atendido de forma excelente tanto no farto café da manhã como no restaurante, denominado “Trincheira Trattoria” que tem um amplo menu, até mesmo com opções vegetarianas e veganas. Além de uma carta de vinho internacional com explicações, para cada vinho, de seu conteúdo, aroma, etc, de forma a facilitar a escolha para quem não é um “sommellier”.
Para os passeios a pé, este resort oferece vários caminhos e trilhas, uma quadra de esportes completa, peças de lazer como bilhar e ping-pong. E, para quem quer cuidar do físico, um amplo salão com esteiras, aparelhos de musculação, etc.
Para ir de carro, as vizinhanças oferecem interessantes opções, desde Campos de Jordão, Santo Antonio do Pinhal e a própria São Bento do Sapucaí. Todas com um asfalto impecável, que em muitos momentos me fez lembrar das estradas suíças e transforma qualquer carro numa limousine.
Ficando no resort é imprescindível aproveitar o conjunto de piscinas e a jacuzzi, ao lado de um bar bem abastecido e de um salão em que se pode tanto assistir televisão como ficar batendo papo refestelado em cômodas poltronas.
Em suma, vale a pena conhecê-lo e desfrutá-lo…