Estávamos mal-acostumados. Após 30 dias acompanhando, diariamente, o alto nível futebolístico proporcionado pela Copa do Mundo, assistir a uma partida do Campeonato Brasileiro até gera estranheza.
Tivemos bons jogos durante esta semana: dois combates entre paulistas e cariocas, além de um tradicional clássico de São Paulo. “Bons jogos”.
O nível técnico do futebol brasileiro destoa, e justamente por isso muitas equipes adequam seus estilos de jogo às suas limitações. O Corinthians, frente ao Botafogo, deu mostras de que, mesmo com Loss, o DNA da equipe permanece inalterado: é preciso fazer um gol no início, segurar o placar durante todo o resto da partida e, se possível, marcar gols de contra-ataque.
O São Paulo, na base do sofrimento, superou o Flamengo com uma vitória simples. Assim, o clássico entre Santos e Palmeiras seria o ponto máximo da rodada, mas empate final ficou muito abaixo das expectativas pré-estabelecidas.
Neste sábado, teremos dois clássicos regionais. O Flamengo pega o Botafogo, enquanto o São Paulo recebe o Corinthians. Promessas de bons jogos? Não é possível assegurar. O que tudo indica é que ambas as partidas caminharão para jogos mais brigados do que, simplesmente, jogados.