Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaToyota

Etios sedan, a boa sacada da Toyota

por Claudio Carsughi 20/06/2018
por Claudio Carsughi 20/06/2018
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp


Fotos: divulgação

Até pouco tempo atrás a Toyota tinha em sua linha dois polos bem distantes um do outro : o hatch de entrada Etios e o sedan Corolla, um tradicional “best-seller” de nosso mercado.
Agora a firma nipônica está completando sua gama, de forma a torná-la praticamente contínua e assim satisfazer ainda mais seu fiel público. Foi para isso que recentemente lançou o hatch Yaris, do qual já falamos amplamente e que será seguido até o fim do ano pela versão sedan, e agora veio o sedan Etios.
Com este sedan Etios a Toyota tem produtos para todos os gostos e bolsos e pode enfrentar tranquilamente a concorrência, com um carro que tem tudo para agradar o público para o qual foi pensado.
O Etios sedan, na sua versão de tope, com câmbio automático, custa R$ 62.820 reais e a mesma versão, com um ótimo câmbio mecânico de 6 marchas R$ 57.770 reais, sendo que a versão de entrada, com câmbio mecânico, sai por R$ 53.20 reais.
Nós andamos com a versão automática, que provavelmente será a mais vendida, e ficamos surpreendidos, antes de mais nada, pelo seu silêncio. Um belo trabalho de insonorização, ajudado pela transmissão automática de 4 marchas cujos engates são extremamente suaves e pelo próprio motor 1.5 de curso longo que fornece uma curva de torque quase plana. Seu pico é de 14,7 kgfm a apenas 3.100 rpm mas isso em boa parte é disponibilizado numa amplíssima faixa de rotação, o que torna sua condução, especialmente no conturbado trânsito urbano, bem agradável.
A direção é leve e precisa, a estabilidade satisfatória, a frenagem, com discos ventilados na frente e tambores atrás, normal, sem qualquer desvio de trajetória. Isso tudo, enfim, dá uma agradável impressão de segurança e tranquilidade para qualquer motorista. E sua maneabilidade no trânsito é um ponto altamente positivo, graças a seu diâmetro de giro de apenas 10,4 metros.
Quanto ao conforto, seu interior é bem acabado, espaçoso e chama a atenção o tamanho do porta-malas: são nada menos que 562 litros, o que permite transportar, com sobras, toda a bagagem de família.
Utilizamos este Etios sedan automático em São Paulo e, alimentado com álcool, obtivemos a marca de 5,0 km/litro, que consideramos adequada.

CorollaEtios hatchEtios sedanToyotaYaris
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Uruguai despacha Arábia Saudita
Próximo
Espanha vence no sufoco

Você também pode gostar...

Fiat Fastback muda um pouco para a linha 2026

Qualidade: por quais motivos a incidência de recall está aumentando no mundo todo?

Parceria Caoa-Hyundai talvez até continue

GWM lança Haval de melhor custo-benefício

De Meo troca automóveis por marcas de luxo

Mais etanol na gasolina a partir de agosto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Fiat Fastback muda um pouco para a linha 2026

Qualidade: por quais motivos a incidência de recall está aumentando no mundo todo?

Parceria Caoa-Hyundai talvez até continue