Até pouco tempo atrás a Toyota tinha em sua linha dois polos bem distantes um do outro : o hatch de entrada Etios e o sedan Corolla, um tradicional “best-seller” de nosso mercado.
Agora a firma nipônica está completando sua gama, de forma a torná-la praticamente contínua e assim satisfazer ainda mais seu fiel público. Foi para isso que recentemente lançou o hatch Yaris, do qual já falamos amplamente e que será seguido até o fim do ano pela versão sedan, e agora veio o sedan Etios.
Com este sedan Etios a Toyota tem produtos para todos os gostos e bolsos e pode enfrentar tranquilamente a concorrência, com um carro que tem tudo para agradar o público para o qual foi pensado.
O Etios sedan, na sua versão de tope, com câmbio automático, custa R$ 62.820 reais e a mesma versão, com um ótimo câmbio mecânico de 6 marchas R$ 57.770 reais, sendo que a versão de entrada, com câmbio mecânico, sai por R$ 53.20 reais.
Nós andamos com a versão automática, que provavelmente será a mais vendida, e ficamos surpreendidos, antes de mais nada, pelo seu silêncio. Um belo trabalho de insonorização, ajudado pela transmissão automática de 4 marchas cujos engates são extremamente suaves e pelo próprio motor 1.5 de curso longo que fornece uma curva de torque quase plana. Seu pico é de 14,7 kgfm a apenas 3.100 rpm mas isso em boa parte é disponibilizado numa amplíssima faixa de rotação, o que torna sua condução, especialmente no conturbado trânsito urbano, bem agradável.
A direção é leve e precisa, a estabilidade satisfatória, a frenagem, com discos ventilados na frente e tambores atrás, normal, sem qualquer desvio de trajetória. Isso tudo, enfim, dá uma agradável impressão de segurança e tranquilidade para qualquer motorista. E sua maneabilidade no trânsito é um ponto altamente positivo, graças a seu diâmetro de giro de apenas 10,4 metros.
Quanto ao conforto, seu interior é bem acabado, espaçoso e chama a atenção o tamanho do porta-malas: são nada menos que 562 litros, o que permite transportar, com sobras, toda a bagagem de família.
Utilizamos este Etios sedan automático em São Paulo e, alimentado com álcool, obtivemos a marca de 5,0 km/litro, que consideramos adequada.
Etios sedan, a boa sacada da Toyota
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