Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaToyota

Toyota apresenta o Yaris

por Claudio Carsughi 08/06/2018
por Claudio Carsughi 08/06/2018
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Finalmente a Toyota apresentou o Yaris, nos modelos hatch e sedan. E dizemos finalmente pois o Yaris é um “best-seller” da montadora nipônica desde seu lançamento, em 1998. Àquela primeira série foi fabricada até 2005, com a sigla P1. Sucessivamente a segunda série (batizada como XE9), foi até 2011, seguida pela terceira série (XP13) em 2010. A vitoriosa carreira do Yaris continuou com dois “lifting” em 2014 e 2017, e agora chega ao Brasil.

Tendo testado vários vezes o Yaris na Europa, em suas sucessivas séries (lá existe até mesmo uma interessantíssima versão híbrida que faz grande sucesso), sempre me perguntava a razão pela qual este excelente carro não era oferecido no mercado nacional. E agora finalmente chegou, com a certeza que será (salvo um colossal erro em minha avaliação) um grande êxito de mercado.
O Yaris brasileiro é praticamente igual ao vendido na Europa, com pequenas alterações para adequa-lo às nossas condições e costumes. Assim, por exemplo, as relações do câmbio tem 3ª e 4ª marchas um pouco mais curtas, molas e amortecedores foram recalibrados, e o estepe é item de série (na Europa é opcional, como equipamento de série existe um kit de socorro). Estes são alguns detalhes, pois existem outros mas, no todo, o carro é o mesmo.

Assim verificamos que todas as qualidades percebidas na Europa se encontram também aqui. A começar pelo bom acabamento, o espaço interno compatível com as dimensões externas (o hatch mede 4,145 m e o sedan 4,425 ambos tendo o mesmo entre-eixos de 2,550 m) e a insonorização geral do habitáculo.
Dirigindo-o percebe-se o bom compromisso entre respostas e “peso” da direção e tem-se até a impressão de estar dirigindo um carro de uma categoria superior : regulagens comodas, assentos confortáveis, instrumentos de facial percepção (inclusive o bom sistema de informação). Tudo isso faz com que o motorista se sinta bem à vontade desde o primeiro contato com o Yaris.

Sedan x Hatch

Os dois motores disponíveis (1.3 e 1.5, respectivamente com 101 e 110 cv a 5.600 rpm) tem curvas de torque bastante equilibradas, pelo que as respostas são rápidas, seja qual for o tipo de transmissão (manual de 6 marchas ou CVT com motor 1.3, só CVT com 1.5) escolhida.
A suspensão é perfeitamente adequada ao que o Yaris se propõe, num bom compromisso entre conforto e estabilidade, enquanto o sistema de freios, de tipo misto (disco ventilado na frente e tambor atrás), para o carro em espaços normais em todas as situações.
Em resumo, este Yaris, agora oferecido – finalmente – também ao público brasileiro, é um ótimo carro que não vai, ao longo de sua vida útil, causar qualquer desagradável surpresas a seu proprietário.

hatchbacksedanToyotaYaris
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Alemanha, favorita ao bicampeonato
Próximo
México, 8 ou 80

Você também pode gostar...

GWM lança Haval de melhor custo-benefício

De Meo troca automóveis por marcas de luxo

Mais etanol na gasolina a partir de agosto

Porsche comemora 40 anos na Itália com edição limitada em parceria com Ferragamo

Balanço positivo do Festival Interlagos 2025: conheça os carros apresentados

Nissan Kicks, totalmente renovado, estreia novo motor e câmbio

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

GWM lança Haval de melhor custo-benefício

De Meo troca automóveis por marcas de luxo

Mais etanol na gasolina a partir de agosto