Um dos mais cobiçados carros esporte do mundo todo voltou recententemente ao Brasil. Trata-se do Ford Mustang, o cupê e conversível esportivo mais vendido no mundo todo pelo terceiro ano consecutivo e que recebeu, meses atrás, uma remodelação e novos motores.
O Mustang foi lançado no ano de 1964 e logo se tornou um enorme sucesso, a ponto de sua segunda série somente aparecer em 1973, seguido pela terceira em 197, pela quarta em 1994, pela quinta em 2004 e pela sexta em 2014.
As novas motorizações agora apresentadas são um motor Ecoboost 4 cilindros de 2.264 cm³, com 290 cv a 5.300 rpm, e um clássico motor V8 de 4.951 cm³ e 450 cv a 7.000 rpm. Nos dois casos pode-se escolher entre um câmbio manual (Gertrag MT82) de 6 marchas ou um automático (Ford 10R80), com 10 marchas. Nos dois casos, a aceleração 0 a 100 km/h é melhor com o câmbio automático, que desfruta totalmente as relações de marchas. No caso do V8, por exemplo, o câmbio manual, de acordo com a Ford, leva o Mustang de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos enquanto com o automático esse tempo é reduzido para 4,3 segundos.
Esta versão V8 foi a escolhida pela Ford para renovar a presença do Mustang no Brasil e as primeiras impressões ao dirigí-lo foram amplamente positivas.
Direção precisa com assistência elétrica, motor que fornece logo sua potência (o torque é de impressionantes 54 mkgf a 4.600 rpm), câmbio de engates acertados, da mesma forma que as relações de marchas, suspensão que faz o carro “aderir” ao solo e frenagem (tem discos ventilados) que inspira total confiança, com rodas de 19 polegadas na frente e 9,5 atrás e pneus série 40, formam um pacote imune a críticas.
Por fora o design é bem agradável e no interior e acabamento atende ao que se espera de um carro esportivo, com bancos que acomodam muito bem seus ocupantes.
Em suma, trata-se de um carro muito agradável e que mereceria auto-estradas sem limites de velocidade…