O mundial de F1 volta á cena neste domingo com o GP do Azerbaijão, nas ruas de Baku. E duas mudanças ocorridas tornam qualquer prognóstico praticamente impossível.
A primeira é o novo horário da corrida, às 16 horas locais, o que representa uma prova com temperaturas progressivamente caindo e a segunda é a escolha, por parte da Pirelli, de pneus mais macios do que no ano passado.
A queda da temperatura torna ainda mais difícil determinar o acerto do carro, pois os numerosos prédios existentes criam zonas de sombra onde o piso está sempre mais frio. E isso se reflete, por exemplo, na atuação dos pneus em freadas, sobretudo após a longa reta que, por si só, já faz baixar bastante a temperatura.
Por outro lado, pneus mais macios garantem mais aderência, o que, em tese, levaria a frear mais perto das curvas. Mas aí fica a incognita da temperatura em que esses pneus estarão e como isso influenciará as frenagens.
Um terceiro motivo de incerteza, por fim, pode ser identificado no horário dos treinos : nenhum será no mesmo horário em que teremos a corrida. Assim os engenheiros terão um problema à mais a ser levado em consideração ao determinar o acerto do carro.
Em suma, aposte em qualquer um dos seis principais pilotos (os da Mercedes, Ferrari e Red Bull) e terá boas chances de acertar o vencedor !
F1 : em Baku prognóstico impossível
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