Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaRenault

Renault Sandero RS, elixir da juventude

por Claudio Carsughi 22/01/2018
por Claudio Carsughi 22/01/2018
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Por Luiz Carlos Secco


fotos: divulgação

Um fim de semana diferente, empolgante e excitante em termos automobilísticos. Tiozão confesso, em meu sedã quatro portas, automático e repleto de sistemas eletrônicos cuja maioria não sei como desfrutar fui prestigiado por meu neto Lucas com a gentileza de me apresentar um Renault Sandero RS, que recebeu para avaliação para o site do amigo e símbolo pessoal e profissional Claudio Carsughi.
Uma grata experiência, que me fez voltar aos meus 30 anos, época em que iniciei um forte relacionamento com a marca Renault. Foi um Renault 1093 que me permitiu participar de uma festiva corrida entre jornalistas no Autódromo de Interlagos nos anos 60; alma do Willys Interlagos, primeiro modelo esportivo do Brasil; carro de formação de uma geração de campeões; da estreia de Emerson Fittipaldi em competições; da vitória de Bird Clemente no Grande Prêmio Air France, no Uruguai, e mecânica do primeiro monoposto brasileiro da Fórmula 3 internacional, pilotado por Wilsinho Fittipaldi, na Argentina. E, entre outras façanhas, o estabelecimento do recorde de 50 mil quilômetros, realizado no Autódromo de Interlagoas e, que, mesmo depois de capotar ao longo da prova, chegou todo amassado ao importante recorde e ganhou o nome de Teimoso no programa do Governo de incentivo às vendas, em uma das várias fases de crise econômica do País.

Octogenário assumido, hoje obediente às indicações das placas, semáforos e legislação, na condução do Sandero RS me senti o cabeludo dos anos 60, cheio de ímpetos para fazer curvas em alta velocidade, tentando imitar o que os pilotos comentavam em suas conversas informais porque o comportamento do automóvel convida, excita e provoca. Ao girar a chave de contato o ronco do motor, um simples 2.0, mas de razoável cavalaria, convida para emoções mais fortes, que acontecem com as acelerações e com a confiança transmitida pelo firmeza do conjunto, a relação com o solo imposta pela harmonia do conjunto formado por suspensão, rodas e pneus e as corretas engrenagens das cinco marchas que me restituiu o prazer que o câmbio automático eliminou.

Externamente, o Renault Sandero RS é identificado por agradável decoração vermelha aplicada aos para-choques, capas dos espelhos retrovisores externos, calotinhas realçando as rodas negras, calipers dos freios a disco e, nas criativas faixas laterais, a identificação Racing Spirit. No interior, a cor vermelha também realça os negros bancos dianteiros e traseiros.

Foi um curto test-drive, coisa de meia hora. Pouco tempo, é verdade, mas o suficiente para o Renault Sandero RS conceber o “milagre” de me fazer sentir bem mais jovem, me dar a sensação de vitalidade e de imaginar que ainda tenho algum tempo para curtir as coisas boas da vida. E que em vez do pijama e dos chinelos posso ter alguns anos mais para me divertir ao volante com essa espécie de elixir de mágico efeito rejuvenescedor.

Bird ClementecaliperÉmerson FittipaldiIntrelagosRenaultRenault 1083Sandero RSWillysWilsinho Fittipladi
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Mercedes Classe G : tudo novo, mas não parece
Próximo
Bom senso ou sagacidade: o que diferencia um árbitro?

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência