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MotoMotociclismo

Kawasaki Z900 é a nova supernaked, por R$ 41 mil 990

por Lucas Henk 29/09/2017
por Lucas Henk 29/09/2017
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São 948 cc, 10,1 kgf.m e 125 cavalos para o motor de quatro cilindros

Fotos: Lucas Henk e divulgação

Durante evento na zona sul de São Paulo, a Kawasaki apresentou o novo membro da família, a Z900 2018. A supernaked chega às lojas do Brasil em outubro, pelo preço de R$ 41.990 em 18 cores disponíveis. Com sua estreia, a linha agora conta com os modelos Z300, Z650 e o Z1000 e a expectativa de vendas é de 100 unidades ao mês.

Com um propulsor de quatro cilindros em linhas e 948 cilindradas, a Z900 dispõe de 125 cavalos e torque máximo de 10,1 kgf.m, e, segundo a marca, o giro começa subir notadamente a partir dos seis mil rpm, graças a adoção de um virabrequim mais leve. A título de comparação, a Z1000 traz 142 cavalos e 11,3 kgf.m de torque a sete mil 300 rpm.

O câmbio de seis velocidades apresenta relações mais curtas da primeira até a quinta marcha, e a sexta traz função como overdrive, sendo assim mais eficaz em ciclo rodoviário. Os freios são em ABS com diâmetro do disco de 300 mm com pinça dupla e quatro pistões na roda dianteira, e disco simples de 250 mm e pistão único na traseira. Já o sistema de amortecimento conta com garfo dianteiro invertido com bengalas de 41 mm e suspensão traseira horizontal do tipo back-link.

Lanterna traseira traz formato da letra Z

O painel traz shift light que indica a troca de marchas conforme o motor atinge uma rotação previamente programada. Ainda conta com hodômetro total e parcial, relógio, indicadores de posição de marcha e de pilotagem econômica, consumo médio de combustível, autonomia e luz de temperatura do líquido refrigerante.

O chassi traz componentes leves, sendo só este item com peso de 13,5 quilos, enquanto que o total é de 210 quilos. O design da nova supernaked é agressivo, com o farol com linhas espichadas e, atrás, a rabeta traz a letra Z em LED.

O painel traz shift light, indicadores de posição de marcha e pilotagem econômica

Um dos pontos de destaque da nova Z900 é a posição de pilotagem. Segundo a Kawasaki, o assento da nova supernaked é mais baixo do que o do Z1000, o que oferece mais leveza e agilidade na hora de realizar manobras. Além disso, o ângulo de esterçamento chega a 33 graus e o motor recebeu novos componentes que influenciam o ‘som do motor’ e criou uma nota auditiva única e exclusiva para o ronco do seu propulsor tetracilíndrico.

Ficha técnica

Motor: 4 cilindros em linha, refrigeração líquida;

Cilindrada: 948 cc;

Diâmetro x curso: 73.4 x 56,0 mm;

Taxa de compressão: 11,8:1;

Sistema de válvulas: DOHC, 16 V;

Sistema de combustível: injeção eletrônica;

Ignição: digital;

Partida: elétrica;

Lubrificação: cárter úmido;

Comprimento: 2.065 mm;

Largura: 825 mm;

Altura: 1.065 mm;

Entre os eixos: 1.450 mm;

Altura do solo: 130 mm;

Altura do assento: 795 mm;

Peso em ordem de marcha: 210 kg;

Capacidade do tanque: 17 litros;

Suspensão dianteira: garfo invertido de 41 mm com amortecimento de retorno e pré-carga da mola ajustável;

Suspensão traseira: horizontal Back-link com amortecimento de retorno e ajuste da pré-carga da mola;

Freio dianteiro: tipo disco duplo de 300 mm em formato margarida com pinça dupla oposta com quatro pistões;

Freio traseiro: tipo disco simples de 250 mm em formato margarida com pinça simples

esportivaKawasaki Z900linha znova nakedsupernaked
Lucas Henk

Formado em jornalismo, vem de uma família que ostenta alguns profissionais da área. Atua no segmento automotivo desde 2013, onde passou pela Secco Consultoria e pelo Portal R7, Rede Record.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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