Fotos: Lucas Henk e divulgação
Durante evento na zona sul de São Paulo, a Kawasaki apresentou o novo membro da família, a Z900 2018. A supernaked chega às lojas do Brasil em outubro, pelo preço de R$ 41.990 em 18 cores disponíveis. Com sua estreia, a linha agora conta com os modelos Z300, Z650 e o Z1000 e a expectativa de vendas é de 100 unidades ao mês.
Com um propulsor de quatro cilindros em linhas e 948 cilindradas, a Z900 dispõe de 125 cavalos e torque máximo de 10,1 kgf.m, e, segundo a marca, o giro começa subir notadamente a partir dos seis mil rpm, graças a adoção de um virabrequim mais leve. A título de comparação, a Z1000 traz 142 cavalos e 11,3 kgf.m de torque a sete mil 300 rpm.
O câmbio de seis velocidades apresenta relações mais curtas da primeira até a quinta marcha, e a sexta traz função como overdrive, sendo assim mais eficaz em ciclo rodoviário. Os freios são em ABS com diâmetro do disco de 300 mm com pinça dupla e quatro pistões na roda dianteira, e disco simples de 250 mm e pistão único na traseira. Já o sistema de amortecimento conta com garfo dianteiro invertido com bengalas de 41 mm e suspensão traseira horizontal do tipo back-link.
O painel traz shift light que indica a troca de marchas conforme o motor atinge uma rotação previamente programada. Ainda conta com hodômetro total e parcial, relógio, indicadores de posição de marcha e de pilotagem econômica, consumo médio de combustível, autonomia e luz de temperatura do líquido refrigerante.
O chassi traz componentes leves, sendo só este item com peso de 13,5 quilos, enquanto que o total é de 210 quilos. O design da nova supernaked é agressivo, com o farol com linhas espichadas e, atrás, a rabeta traz a letra Z em LED.
Um dos pontos de destaque da nova Z900 é a posição de pilotagem. Segundo a Kawasaki, o assento da nova supernaked é mais baixo do que o do Z1000, o que oferece mais leveza e agilidade na hora de realizar manobras. Além disso, o ângulo de esterçamento chega a 33 graus e o motor recebeu novos componentes que influenciam o ‘som do motor’ e criou uma nota auditiva única e exclusiva para o ronco do seu propulsor tetracilíndrico.
Ficha técnica
Motor: 4 cilindros em linha, refrigeração líquida;
Cilindrada: 948 cc;
Diâmetro x curso: 73.4 x 56,0 mm;
Taxa de compressão: 11,8:1;
Sistema de válvulas: DOHC, 16 V;
Sistema de combustível: injeção eletrônica;
Ignição: digital;
Partida: elétrica;
Lubrificação: cárter úmido;
Comprimento: 2.065 mm;
Largura: 825 mm;
Altura: 1.065 mm;
Entre os eixos: 1.450 mm;
Altura do solo: 130 mm;
Altura do assento: 795 mm;
Peso em ordem de marcha: 210 kg;
Capacidade do tanque: 17 litros;
Suspensão dianteira: garfo invertido de 41 mm com amortecimento de retorno e pré-carga da mola ajustável;
Suspensão traseira: horizontal Back-link com amortecimento de retorno e ajuste da pré-carga da mola;
Freio dianteiro: tipo disco duplo de 300 mm em formato margarida com pinça dupla oposta com quatro pistões;
Freio traseiro: tipo disco simples de 250 mm em formato margarida com pinça simples