A Ford apresentou, durante o evento Go Futher, em Colônia, Alemanha, o modelo 2018 do Fiesta. Mesmo sem previsão de montagem no Brasil (pois haverá reestilização ainda em 2017 da geração aqui vendida), vale a pena conhecer um pouco mais sobre a sétima linha deste veículo, focada na tecnologia de condução.
Por lá, as configurações comercializadas serão: Fiesta Titanium, Fiesta ST-Line, Fiesta Vignale e o Fiesta Active Crossover, este último com roupagem aventureira.
A começar pela estrutura do carro, o Fiesta 2018 está renovado desde a sua armação, graças a adoção de materiais de alta resistência, como 36% de aço Boro (componente mais teso) em regiões específicas em prol da segurança dos passageiros.
No visual do novo hatchback, nota-se linhas horizontais na frente e atrás, enquanto que a lateral ostenta traços crescentes. A grade dianteira ainda é a mesma hexagonal disposta com barras cromadas. Há mudanças também nos desenhos dos faróis convencionais e nos auxiliares (milhas).
A traseira é a região que concentra a maior parte das alterações. Menos angulosa do que a versão antecessora, as linhas agora trazem elementos mais retilíneos, como as lanternas e os para-choques. A tampa do porta-malas também foi retocada e a luz de neblina traseira está posicionada verticalmente.
O interior segue com melhorias. Com o volante multifuncional mais equipado, a nova tela, agora flutuante, é de oito polegadas e está mais refinada, com o já utilizado Sync 3 compatível para os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
Além disso, segundo a Ford, os números de botões foram reduzidos consideravelmente no painel. Os ocupantes traseiros agora desfrutam de mais espaço, com 16 mm de ganho para as pernas.
Motor
Na Europa, o novo Fiesta conta com as opções de 100 cavalos, 125 cv e 140 cv para o 1.0 EcoBoost a gasolina de três cilindros. Também terá um 1.1 de 85 cv que é derivado deste último. Para a propulsão a diesel, há o 1.5 TDCi com 85 cv e 125 cv.
Em relação às opções de câmbio, ambas as versões terão caixa manual com seis velocidades, agora com engates mais precisos e macios. De forma opcional, apenas as configurações EcoBoost poderão vir com automático de seis marchas.
Tecnologias
Não é de espantar que a Ford classifica este como sendo o modelo mais aprimorado já feito. Claro, não existiam tais itens como hoje têm. Para oferecer mais segurança ao volante, o hatch traz monitoramento 360 graus. Isto é feito por duas câmeras, três radares e 12 sensores, que, em combinação, podem realizar leitura do que vem a frente em distâncias de até 130 metros.
O modelo traz sistema de detecção de pedestres na via, mesmo estas não estando para atravessar a via ou mesmo próximas da região do fluxo de trânsito. Há também, de forma inédita para o Fiesta, o Active Park Assist da Ford, que fornece condução autônoma para estacionamento perpendicular.
Outro ponto interessante é a aplicação dos freios automáticos se o sensor detectar algum perigo à frente, caso o motorista não tenha manifestado intenção de freá-lo.
O Fiesta também traz leitura de sinalização das vias, controle de cruzeiro adaptativo (acelera e freia sozinho), monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado (percebe a movimentação de veículos em sua volta), indicador de distância do veículo à frente, alerta de colisão traseira e assistente de permanência em faixa.