Fotos: Joka Finardi/ Super Top Motor e divulgação
Que o novo Volkswagen Polo de sexta geração chega com muitos desafios, não há discussão. As vendas de seu antecessor, descontinuado em 2014, eram baixas, assim como a participação geral da montadora no mercado nacional. A proposta do presidente David Powels não é fácil de atingir: ser um dos cinco modelos mais vendidos em pouco tempo, o que exigirá que a marca recupere a confiança dos consumidores e de sua rede de concessionárias, perdida há muito.
Para tanto, a VW apostou as fichas em oferecer mais tecnologia, segurança, economia e um visual mais moderno, não só ao Polo como aos 20 novos modelos que deverá apresentar nos próximos três anos. Segundo Powels, do total dos R$ 7 bilhões programados até 2020, a empresa aplicou R$ 2,6 milhões na modernização da unidade de São Bernardo do Campo, que foi a escolhida para produzir o Polo e o seu sedan Virtus, este a ser lançado no primeiro trimestre de 2018.
À primeira vista, muitos dirão que o Polo mais se parece com um Gol com dimensões maiores. Mas nem tanto: em resposta, a Volkswagen enaltece que a comparação mais feliz é a de um Golf um pouco menor. De qualquer forma, o modelo chega para brigar com o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20, líderes no segmento de hatchs, estes das versões intermediárias adiante e, claro, do recém-chegado Fiat Argo.
Com pré-venda aberta desde segunda-feira, 25, reserva fixada em R$ 1 mil, e com mais de uma centena de pedidos em um dia, a mesma estratégia adotada pela Renault no lançamento do Kwid, o veículo chega em quatro versões de acabamento, motorização 1.0, 1.6 e 1.0 turbo e preços que vão de R$ 49,9 mil a R$ 75 mil. A empresa prefere oferecer qualidade e tecnologia em detrimento de preço baixo, mas diz não querer abrir mão do segmento de entrada, de olho em clientes da classe média.
O veículo
Com 4,05 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,46 m de altura e 2,56 m de entre os eixos e porta-malas com capacidade para 300 litros, o Polo apresenta medidas muito similares ao do Golf. Na comparação com a antiga geração, o modelo está 167 mm mais comprido, tem 100 mm a mais de entre eixos e 100 mm mais largo, o que promete mais conforto.
Segurança: a plataforma MQB/AO, a mesma a ser utilizada no sedã Virtus e no crossover T-Cross, além de uma futura picape, utiliza 50% de aço de alta e ultra-alta resistência e conformados a quente, o que sugere mais resistência e segurança
E não foi à toa, então, que o hatch conseguiu nota máxima, A, para os ocupantes dianteiros e para as crianças nos testes do Latin NCAP, que incluem análise de impacto frontal e lateral. São quatro airbags de série no Polo, sendo os dianteiros, obrigatórios, e outros dois laterais.
A mesma plataforma possibilitou a adoção de vários itens de segurança ativa e passiva, como controle eletrônico de estabilidade, bloqueio eletrônico de diferencial, sistema de frenagem pós-colisão, inédito no segmento aciona automaticamente os freios em uma batida, e a limpeza automática dos discos de freio, que, segundo a montadora, oferece menos espaço gasto na frenagem.
A versão de entrada, denominada Polo 1.0 MSI, vem equipada com motor 1.0 — o mesmo do up! e do Fox, mas este ajustado para entregar 87 cavalos, ante 82 cv — câmbio de mecânico de 5 marchas e valor de R$ 49 mil 990. Em seguida vem a intermediária 1.6 MSI, com até 117 cv, também com o mesmo tipo de transmissão e valor de R$ 54 mil 990.
Somente as versões Comfortline (R$ 65.190) e Highline (R$ 69 mil 190) é que terão o propulsor 1.0 TSI 200 (nome dado pela numeração de torque em 200 newton-metro), com 115/128 cv a 5.500 rpm e 20,4 kgf.m, entre 2.000 e 3.500 rpm. Para fechar o powertrain, há o câmbio automático com seis velocidades e a suspensão que traz configuração McPherson na parte dianteira e atrás com eixo de torção com barra estabilizadora.
A bordo
O acabamento da versão premium é, obviamente, bem trabalhado, principalmente com todos os opcionais da versão Highline, que chega a R$ 75 mil. É caro? Sim, mas a Volks também sabe que não foge muito do que a concorrência custa, mesmo com menos tecnologia empregada. Mas o Polo topo de linha ainda tem faróis com ajuste automático de intensidade, acionamento e desligamento do motor por botão, controle de cruzeiro, sensores dianteiros de estacionamento, retrovisor interno antiofuscante etc.
O desempenho é o esperado para um TSI, abaixo dos 10 segundos até os 100 km/h. Segundo a marca, são exatos 9,6 s, enquanto que a máxima fica em 192 km/h. Para uma tocada mais esportiva, há aletas atrás do volante para as trocas de marchas e, na hora que o condutor alivia o pé do acelerador, com o botão “Sport” acionado, o eficiente câmbio já trata de reduzir uma marcha para que o regime de rotação fique mais alto e, assim, da mesma forma a potência.
Como um bom VW, a dirigibilidade é a referência. A suspensão é 20 mm mais elevada do que a versão europeia, mas não compromete a estabilidade do Polo em tocadas esportivas. O condutor logo encontra uma boa posição de guiar, pois o volante tem ajuste de profundidade e altura e o banco comporta bem o corpo do motorista.
O interior é sóbrio, mas não desagrada. O suporte do celular pode soar simplista, mas faz diferença quando pensamos no que seria praticidade no cotidiano. O consumo, segundo informações, é de 8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol e 11,6 km/l e 14,1 km/l com gasolina.
Concorrentes
Cada versão do novo Polo terá adversários distintos. A versão de entrada disputará mercado, dentre outros, com o GM Onix 1.4, a partir de R$ 51.350; o Polo 1.6 MSI com o Hyundai HB20 1.6 (R$ 52.880) ou 1.0 turbo (R$ 50.330) e, por fim, a versão Comfortline e Highline 1.0 TSI com o Fiat Argo 1.8 Precision automático (R$ 67.800) ou HGT, por R$ 64.600.
Veja os itens de todas as versões
Polo 1.0 aspirado — R$ 49.990: ar-condicionado, direção elétrica, rodas de 15 polegadas com calotas, sistema de som Media Plus, freios ABS nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras, quatro airbags, suporte de celular no painel.
Opcionais: Kit Safety — R$ 1.050: computador de borco com display multifuncional, controle de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico de diferencial; Connect Pack — R$ 2.600: itens do Safety Pack + tela Composition Touch com App Connect, volante multifuncional e rodas de liga-leve de 15 polegadas.
Polo 1.6 MSI — R$ 54.990: todos os itens da versão 1.0 aspirada, só que este com propulsor 1.6 de até 117 cv.
Opcionais: Kit Safety — R$ 1.050: computador de borco com display multifuncional, controle de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico de diferencial; Connect Pack (R$ 2.600): itens do Safety Pack + rádio Composition Touch com App Connect, volante multifuncional e rodas de liga-leve de 15 polegadas.
Polo 200 TSI Comfortline — R$ 65.190: adiciona controle de estabilidade, freios a disco nas quatro rodas, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, luz de assistência a manobra, volante multifuncional, sensor de ré, apoio de braço dianteiro, saídas de ar para o banco traseiro, terceira entrada USB para o banco de trás, direção com ajuste de altura e profundidade, retrovisor com titl-down e repetidores de setas, rodas de liga-leve de 15 polegadas, grade cromada, lanternas traseiras escurecidas. Já a tela multimídia Composition Touch com App Connect tem cinco polegadas e sensibilidade ao toque, além de leitor de cartão de memória, entrada USB e auxiliar, leitor de CD e MP3 e conectividade Mirror Link.
Opcionais: Kit Tech I — R$ 2.200: chave presencial com partida e desligamento do motor por botão, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, farol com ajuste automático de intensidade, volante com revestimento em couro, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, aletas para trocas de marchas e rodas de liga leve de 16 polegadas;
Kit Tech II — R$ 3.500: itens do Kit Tech I acrescidos de indicador de pressão dps pneus, ar-condicionado digital, câmera de ré, detector de fadiga, sistema de frenagem pós-colisão, porta-luvas refrigerado, porta-malas com rede e ajuste de altura do assoalho.
Polo 200 TSI Highline — R$ 69.190: adiciona ar-condicionado digital, rodas de liga leve de 16 polegadas, chave presencial, aletas para trocas de marchas atrás do volante, controle de velocidade de cruzeiro, porta-luvas refrigerado, luzes diurnas em LEDs, grade pintada de preto brilhante e sistema de rebatimento do banco do passageiro dianteiro.
Opcionais R$ 800: bancos e portas revestidos de material sintético Native que imita couro; Tech High — R$ 2.800: sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de entretenimento Discovery Media com GPS e tela de 6,5 polegadas, farol com ajuste automático de intensidade, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, porta-malas com rede e ajuste de altura do assoalho, sistema de comandos por voz, antena ao estilo “tubarão”, detector de fadiga, indicador de pressão dos pneus, câmera traseira e sistema de frenagem pós-colisão; Technology Pack — R$ 4.500: itens do Kit Tech High + quadro de instrumentos digital e rodas de liga-leve de 17 polegadas.
Ficha técnica — Volkswagen Polo 1.0 200 TSI Highline
Motor: dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, flexível;
Potência: 128 (E) / 116 (G) cv a 5.500 rpm;
Torque: 20,4 (E) / 20,4 (G) kgfm a 2.000 rpm;
Aceleração até 100 km/h: 9,6 segundos
Velocidade máxima: 192 km/h
Câmbio: automático de 6 marchas;
Direção: elétrica;
Suspensão: independente, McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira com barra estabilizadora;
Freios: discos ventilados na frente e sólidos atrás;
Pneus: 195/55 R16;
Tração: dianteira;
Comprimento: 4,05 m;
Largura: 1,75 m;
Altura: 1,46 m;
Entre os eixos: 2,56 m;
Tanque: 52 litros;
Peso: 1.147 kg;
Porta-malas: 300 litros;