Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

Avaliação: Volkswagen Polo 1.0 200 TSI Highline

por Lucas Henk 27/09/2017
por Lucas Henk 27/09/2017
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Teste realizado pela VW pela imprensa automotiva para a avaliação do Polo

Fotos: Joka Finardi/ Super Top Motor e divulgação

Que o novo Volkswagen Polo de sexta geração chega com muitos desafios, não há discussão. As vendas de seu antecessor, descontinuado em 2014, eram baixas, assim como a participação geral da montadora no mercado nacional. A proposta do presidente David Powels não é fácil de atingir: ser um dos cinco modelos mais vendidos em pouco tempo, o que exigirá que a marca recupere a confiança dos consumidores e de sua rede de concessionárias, perdida há muito.

Para tanto, a VW apostou as fichas em oferecer mais tecnologia, segurança, economia e um visual mais moderno, não só ao Polo como aos 20 novos modelos que deverá apresentar nos próximos três anos. Segundo Powels, do total dos R$ 7 bilhões programados até 2020, a empresa aplicou R$ 2,6 milhões na modernização da unidade de São Bernardo do Campo, que foi a escolhida para produzir o Polo e o seu sedan Virtus, este a ser lançado no primeiro trimestre de 2018.

À primeira vista, muitos dirão que o Polo mais se parece com um Gol com dimensões maiores. Mas nem tanto: em resposta, a Volkswagen enaltece que a comparação mais feliz é a de um Golf um pouco menor. De qualquer forma, o modelo chega para brigar com o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20, líderes no segmento de hatchs, estes das versões intermediárias adiante e, claro, do recém-chegado Fiat Argo.

Versão avaliada por esta reportagem foi a 1.0 TSI Highline

Com pré-venda aberta desde segunda-feira, 25, reserva fixada em R$ 1 mil, e com mais de uma centena de pedidos em um dia, a mesma estratégia adotada pela Renault no lançamento do Kwid, o veículo chega em quatro versões de acabamento, motorização 1.0, 1.6 e 1.0 turbo e preços que vão de R$ 49,9 mil a R$ 75 mil. A empresa prefere oferecer qualidade e tecnologia em detrimento de preço baixo, mas diz não querer abrir mão do segmento de entrada, de olho em clientes da classe média.

O veículo

Com 4,05 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,46 m de altura e 2,56 m de entre os eixos e porta-malas com capacidade para 300 litros, o Polo apresenta medidas muito similares ao do Golf. Na comparação com a antiga geração, o modelo está 167 mm mais comprido, tem 100 mm a mais de entre eixos e 100 mm mais largo, o que promete mais conforto.

Linhas retilíneas são presentes por toda a carroceria do Polo

Segurança: a plataforma MQB/AO, a mesma a ser utilizada no sedã Virtus e no crossover T-Cross, além de uma futura picape, utiliza 50% de aço de alta e ultra-alta resistência e conformados a quente, o que sugere mais resistência e segurança

E não foi à toa, então, que o hatch conseguiu nota máxima, A, para os ocupantes dianteiros e para as crianças nos testes do Latin NCAP, que incluem análise de impacto frontal e lateral. São quatro airbags de série no Polo, sendo os dianteiros, obrigatórios, e outros dois laterais.

A mesma plataforma possibilitou a adoção de vários itens de segurança ativa e passiva, como controle eletrônico de estabilidade, bloqueio eletrônico de diferencial, sistema de frenagem pós-colisão, inédito no segmento aciona automaticamente os freios em uma batida, e a limpeza automática dos discos de freio, que, segundo a montadora, oferece menos espaço gasto na frenagem.

Rodas de 16 polegadas é exclusiva da configuração Highline

A versão de entrada, denominada Polo 1.0 MSI, vem equipada com motor 1.0 — o mesmo do up! e do Fox, mas este ajustado para entregar 87 cavalos, ante 82 cv — câmbio de mecânico de 5 marchas e valor de R$ 49 mil 990. Em seguida vem a intermediária 1.6 MSI, com até 117 cv, também com o mesmo tipo de transmissão e valor de R$ 54 mil 990.

Somente as versões Comfortline (R$ 65.190) e Highline (R$ 69 mil 190) é que terão o propulsor 1.0 TSI 200 (nome dado pela numeração de torque em 200 newton-metro), com 115/128 cv a 5.500 rpm e 20,4 kgf.m, entre 2.000 e 3.500 rpm. Para fechar o powertrain, há o câmbio automático com seis velocidades e a suspensão que traz configuração McPherson na parte dianteira e atrás com eixo de torção com barra estabilizadora.

A bordo

O acabamento da versão premium é, obviamente, bem trabalhado, principalmente com todos os opcionais da versão Highline, que chega a R$ 75 mil. É caro? Sim, mas a Volks também sabe que não foge muito do que a concorrência custa, mesmo com menos tecnologia empregada. Mas o Polo topo de linha ainda tem faróis com ajuste automático de intensidade, acionamento e desligamento do motor por botão, controle de cruzeiro, sensores dianteiros de estacionamento, retrovisor interno antiofuscante etc.

Qualidade do acabamento interno varia de acordo com a versão do Polo

O desempenho é o esperado para um TSI, abaixo dos 10 segundos até os 100 km/h. Segundo a marca, são exatos 9,6 s, enquanto que a máxima fica em 192 km/h. Para uma tocada mais esportiva, há aletas atrás do volante para as trocas de marchas e, na hora que o condutor alivia o pé do acelerador, com o botão “Sport” acionado, o eficiente câmbio já trata de reduzir uma marcha para que o regime de rotação fique mais alto e, assim, da mesma forma a potência.

Como um bom VW, a dirigibilidade é a referência. A suspensão é 20 mm mais elevada do que a versão europeia, mas não compromete a estabilidade do Polo em tocadas esportivas. O condutor logo encontra uma boa posição de guiar, pois o volante tem ajuste de profundidade e altura e o banco comporta bem o corpo do motorista.

O interior é sóbrio, mas não desagrada. O suporte do celular pode soar simplista, mas faz diferença quando pensamos no que seria praticidade no cotidiano. O consumo, segundo informações, é de 8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol e 11,6 km/l e 14,1 km/l com gasolina.

Concorrentes

Cada versão do novo Polo terá adversários distintos. A versão de entrada disputará mercado, dentre outros, com o GM Onix 1.4, a partir de R$ 51.350; o Polo 1.6 MSI com o Hyundai HB20 1.6 (R$ 52.880) ou 1.0 turbo (R$ 50.330) e, por fim, a versão Comfortline e Highline 1.0 TSI com o Fiat Argo 1.8 Precision automático (R$ 67.800) ou HGT, por R$ 64.600.

Veja os itens de todas as versões

Polo 1.0 aspirado — R$ 49.990: ar-condicionado, direção elétrica, rodas de 15 polegadas com calotas, sistema de som Media Plus, freios ABS nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras, quatro airbags, suporte de celular no painel.

Opcionais: Kit Safety — R$ 1.050: computador de borco com display multifuncional, controle de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico de diferencial; Connect Pack — R$ 2.600: itens do Safety Pack + tela Composition Touch com App Connect, volante multifuncional e rodas de liga-leve de 15 polegadas.

Polo 1.6 MSI — R$ 54.990: todos os itens da versão 1.0 aspirada, só que este com propulsor 1.6 de até 117 cv.

Opcionais: Kit Safety — R$ 1.050: computador de borco com display multifuncional, controle de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico de diferencial; Connect Pack (R$ 2.600): itens do Safety Pack + rádio Composition Touch com App Connect, volante multifuncional e rodas de liga-leve de 15 polegadas.

Polo 200 TSI Comfortline — R$ 65.190: adiciona controle de estabilidade, freios a disco nas quatro rodas, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, luz de assistência a manobra, volante multifuncional, sensor de ré, apoio de braço dianteiro, saídas de ar para o banco traseiro, terceira entrada USB para o banco de trás, direção com ajuste de altura e profundidade, retrovisor com titl-down e repetidores de setas, rodas de liga-leve de 15 polegadas, grade cromada, lanternas traseiras escurecidas. Já a tela multimídia Composition Touch com App Connect tem cinco polegadas e sensibilidade ao toque, além de leitor de cartão de memória, entrada USB e auxiliar, leitor de CD e MP3 e conectividade Mirror Link.

Opcionais: Kit Tech I — R$ 2.200: chave presencial com partida e desligamento do motor por botão, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, farol com ajuste automático de intensidade, volante com revestimento em couro, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, aletas para trocas de marchas e rodas de liga leve de 16 polegadas;
Kit Tech II — R$ 3.500: itens do Kit Tech I acrescidos de indicador de pressão dps pneus, ar-condicionado digital, câmera de ré, detector de fadiga, sistema de frenagem pós-colisão, porta-luvas refrigerado, porta-malas com rede e ajuste de altura do assoalho.

Polo 200 TSI Highline — R$ 69.190: adiciona ar-condicionado digital, rodas de liga leve de 16 polegadas, chave presencial, aletas para trocas de marchas atrás do volante, controle de velocidade de cruzeiro, porta-luvas refrigerado, luzes diurnas em LEDs, grade pintada de preto brilhante e sistema de rebatimento do banco do passageiro dianteiro.

Opcionais R$ 800: bancos e portas revestidos de material sintético Native que imita couro; Tech High — R$ 2.800: sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de entretenimento Discovery Media com GPS e tela de 6,5 polegadas, farol com ajuste automático de intensidade, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, porta-malas com rede e ajuste de altura do assoalho, sistema de comandos por voz, antena ao estilo “tubarão”, detector de fadiga, indicador de pressão dos pneus, câmera traseira e sistema de frenagem pós-colisão; Technology Pack — R$ 4.500: itens do Kit Tech High + quadro de instrumentos digital e rodas de liga-leve de 17 polegadas.

Ficha técnica — Volkswagen Polo 1.0 200 TSI Highline

Motor: dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, flexível;

Potência: 128 (E) / 116 (G) cv a 5.500 rpm;

Torque: 20,4 (E) / 20,4 (G) kgfm a 2.000 rpm;

Aceleração até 100 km/h: 9,6 segundos

Velocidade máxima: 192 km/h

Câmbio: automático de 6 marchas;

Direção: elétrica;

Suspensão: independente, McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira com barra estabilizadora;

Freios: discos ventilados na frente e sólidos atrás;

Pneus: 195/55 R16;

Tração: dianteira;

Comprimento: 4,05 m;

Largura: 1,75 m;

Altura: 1,46 m;

Entre os eixos: 2,56 m;

Tanque: 52 litros;

Peso: 1.147 kg;

Porta-malas: 300 litros;

David Powelshatchbacknovo poloSexta geraçãoVolkswagen Polo
Lucas Henk

Formado em jornalismo, vem de uma família que ostenta alguns profissionais da área. Atua no segmento automotivo desde 2013, onde passou pela Secco Consultoria e pelo Portal R7, Rede Record.

Anterior
Poder do PSG, enfim, posto à prova
Próximo
Renault usa mídias sociais no desenvolvimento do novo Duster, que só chegará ao Brasil em 2019

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência