Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaMercedes

Daimler estuda reestruturação de suas atividades em prol da mobilidade

por Lucas Henk 28/08/2017
por Lucas Henk 28/08/2017
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Novo planejamento busca atender de forma mais eficaz as demandas de mercado

Já faz alguns anos que a indústria automotiva passa por tempos de mudanças, fusões e alianças globais. A última investida foi protagonizada pela compra da Opel e Vauxhall pela PSA Peugeot Citröen, sendo antes posse do conglomerado FCA. A sueca Volvo, por sua vez, passou a pertencer à chinesa Geely desde 2010.

Muitas das aquisições, assim como em outros ramos de negócios, foram feitas para reduzir custos de operações e também para expandir suas atuações. Segundo dados do site La Guia del Motor, há indícios de que a alemã Daimler AG estuda mudar de estratégia de atuação com foco em projetos de mobilidade.

O grupo controlador da Mercedes-Benz pretende alterar sua estrutura corporativa em três núcleos independentes: carros, vans e caminhões e serviços financeiros da marca. Este seria um plano a ser lançado após a Assembleia Geral dos Acionistas, que acontecerá em 2019.

Marca pretende colocar em circulação frota de táxi autônomo em 2020

“A Daimler está continuamente revendo o seu posicionamento e estratégica para ser competitiva e capaz de responder às mudanças de mercado”, disse o diretor financeiro do grupo Bodo Uebber.

Este movimento do grupo auxilia a entrada de outras marcas dentro de uma das divisões. Haja vista que há algumas semanas eles fecharam uma aliança com a Bosch para desenvolver conjuntamente carros autônomos do nível 4 (fortemente automatizados) e do nível 5 (sem condutor). Este acordo visa à criação de uma frota de táxi e compartilhamento de carros para a circulação na Alemanha a partir de 2020, sem a necessidade de condutor.

No início de 2017, a Daimler já havia anunciado um acordo para introduzir seus futuros carros autônomos na frota da Uber. E o primeiro modelo a usar a tecnologia será o Classe E.

O governo alemão, no entanto, sancionou, por meio de 14 especialistas, na última quarta-feira (23) o “Código de Ética” para os carros autônomos. Neste, defenderam a tese de que os veículos controlados eletronicamente poderão causar menos acidentes se comparados com a condução humana.

Foco no ‘car sharing’

A divisão em três áreas e compromisso com a condução autônoma não são estudados apenas pela Daimler. Segundo informações da consultoria estadunidense ‘HybridCars’, a BMW está perto de concluir um acordo sobre o compartilhamento de carros em parceria com as empresas Car2Go e a DriveNow, ambas alemãs, com o objetivo de consolidar o mercado germânico para este tipo de serviço.

boschcarro autônomodaimlerfuturotecnologia
Lucas Henk

Formado em jornalismo, vem de uma família que ostenta alguns profissionais da área. Atua no segmento automotivo desde 2013, onde passou pela Secco Consultoria e pelo Portal R7, Rede Record.

Anterior
Em rodada normal, só Corinthians surpreendeu
Próximo
No Brasil: GM detalha investimento de R$ 4,5 bilhões dos R$ 13 bi previstos entre 2014 e 2020

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência