Fotos: reprodução
A Volkswagen revelou, nesta quarta-feira, 23, na Itália, o T-Roc, novo SUV posicionado abaixo do Tiguan. Usando a mesma plataforma ajustável MQB, o utilitário poderá ser fabricado no Brasil, uma vez que o Presidente da VW no Brasil, David Powels, já confirmou a presença de mais dois SUVs no País.
Com vendas previstas para inciar em novembro na Europa, o preço começará em 19 mil euros, o que equivale à cotação livre de R$ 75 mil.
No visual, a parte da frente traz impressão de ser uma única peça, com as lanternas e a grade sendo envoltas por um filete cromado. As luzes de milhas estão posicionadas mais embaixo, perto do difusor dianteiro.
As linhas retas percorrem a lateral do SUV, traçando um paralelo com os ângulos da parte inferior, perto dos spoilers laterais. Molduras em plástico moldam a parte debaixo como se fosse uma linha, de uma ponta a outra.
Atrás, as lanternas são mais espichadas para a parte central. Em algumas versões, haverá opção de o teto ser em tom diferente do que a carroceria. Por dentro, apesar do volante ser bastante parecido com o utilizado por modelo de entrada, o T-Roc é bem equipado e terá uma tela de oito polegadas com suporte para o Apple CarPlay e Android Auto.
Motor
Serão seis opções: a gasolina é o 1.0 TSI de 115 cavalos; 1.5 de 150 cv e o 2.0 de 190 cv. Movido a diesel será o 1.6 de 115 cv, 2.0 com 150 cv ou 190 cv. Tais opções podem ser acopladas com uma transmissão automática DSG de sete velocidades ou manual com seis marchas. A tração dianteira é padrão, mas pode ser nas quatro rodas como opcional 4Motion.
Tecnologia
No quesito segurança, todos os T-Roc virão de série com travagem automática pós-colisão, assistência de frenagem e auxílio para o monitoramento de pedestres. Alguns dos opcionais incluem controle de cruzeiro adaptativo (fornece escolha de modos de estrada, rua e neve, bem como outros off-road e off-road configurável), alerta de tráfego traseiro, assistente de estacionamento (Park Assist) e assistente de mudança de pista.