Já faz tempo que modelos da linha esportiva M, da BMW, e RS, da Audi, deixaram o rótulo de simples esportivos para ganharem os de superesportivos. E não necessariamente o carro precisa possuir carroceria cupê.
Posto isto, a BMW apresentou, na segunda-feira, 21, também poucos dias antes do Salão de Frankfurt, a linha 2018 do M5 com. E logo de cara a matéria começa pelo motor, alvo da maioria das curiosidades.
O novo M5 traz o mesmo V8 4.4 biturbo de antes, só que agora calibrado para entregar 600 cavalos a 6.700 rpm e torque de 76,4 kgf.m entre 1.600 rpm e 5.600 rpm. Para deixar mais claro o que foi dito acima, o novo modelo de entrada da Ferrari, chamado de Portofino, leva 3,5 s até os 100 km/h, com a mesma potência de 600 cv.
Com o acréscimo de 40 cv em relação ao modelo anterior, a aceleração aos 100 km/h agora é de 3,4 segundos, com velocidade final em 305 km/h quando equipado com o pacote opcional M Driver. Caso contrário, como padrão, um módulo eletrônico limita a velocidade em 250 km/h. O câmbio é automático de oito marchas, com opção de trocas por aletas atrás do volante.
A tração no M5 2018 é nas quatro rodas, mas pode ser configurável com a tecnologia xDrive, que projeta para as rodas traseiras todos os 600 cv. Sendo assim, as opções são 4WD, 4WD Sport e, a mais importante, 2WD, que ainda recebe auxílio do diferencial traseiro, equilibrando a força para trazer maior aderência possível. Esta tecnologia também é presente no arquirrival Mercedes AMG E63 S.
Visual dentro e fora
Por fora, o estilo é bastante agressivo, com reestilização no para-choque dianteiro, mais anguloso e que traz duas entradas de ar. A dupla grade possui filetes verticais, assim como em outros modelos M. Há elementos aerodinâmicos espalhados pela carroceria, assim como a parte traseira mais larga, padrão nas versões esportivas da BMW.
Os pneus possuem 275 mm de diâmetro na frente e 285 mm atrás, com rodas 19 polegadas como padrão e 20 pol caso o comprador opte. Os freios são de alto desempenho, mas podem vir em carbono, o que reduz o peso total em 23 quilos.
O interior vem bem equipado com o volante esportivo M, assentos multifuncionais com o logo da divisão esportiva grafado. Segundo a marca, praticamente todos os sistemas dinâmicos de condução podem ser configurados usando a tela no painel central.
Para acionar o motor, há um botão vermelho localizado à esquerda, perto da saída de ar. Destaque também para os outros dois botões, M1 e M2, que estão atrás do volante de três raios. Tais itens servem para que condutor consiga ajustar dois modos de acerto do carro.
Ou seja, o motorista pode adequar, por exemplo, modo drift e modo track day, com diferentes ajustes, que alteram o motor transmissão, amortecedor e direção, bem como a tipografia do Head-Up Dispaly– projeção no para-brisa de informações essenciais ao condutor.
Preço
Na Europa, as vendas do novo BMW M5 começam em setembro, com preços iniciais em 117,900 euros, algo em torno de R$ 436 mil, em cotação livre de impostos. Contatada, a BMW informou que ainda não há previsão para que o sedã desembarque ao Brasil. Entretanto, não deve demorar muito a chegar, uma vez que no configurador no site, não consta a versão anterior do modelo.
Edição limitada
Os primeiros clientes terão a opção de encomendar o versão M5 First Edition, que possui exterior Frozen Dark Red Metallic, com pintura fosca, acentos diferenciados e rodas de liga leve de 20 polegadas pretas e brilhantes. O interior ganha acabamento em black piano e assentos ajustáveis. Com essas alterações, o preço foi acrescido em 19.500 euros (R$ 72 mil).