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BMWIndustria Automobilistica

BMW M5 2018 é o superesportivo disfarçado de ‘esportivo’

por Lucas Henk 24/08/2017
por Lucas Henk 24/08/2017
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Mais tecnológico, sedã traz motor V8 4.4 com 600 cv e opção de regulagem na tração

Já faz tempo que modelos da linha esportiva M, da BMW, e RS, da Audi, deixaram o rótulo de simples esportivos para ganharem os de superesportivos. E não necessariamente o carro precisa possuir carroceria cupê.

Posto isto, a BMW apresentou, na segunda-feira, 21, também poucos dias antes do Salão de Frankfurt, a linha 2018 do M5 com. E logo de cara a matéria começa pelo motor, alvo da maioria das curiosidades.

O novo M5 traz o mesmo V8 4.4 biturbo de antes, só que agora calibrado para entregar 600 cavalos a 6.700 rpm e torque de 76,4 kgf.m entre 1.600 rpm e 5.600 rpm. Para deixar mais claro o que foi dito acima, o novo modelo de entrada da Ferrari, chamado de Portofino, leva 3,5 s até os 100 km/h, com a mesma potência de 600 cv.

Parta-choques alargados, dupla saída de escape e difusor traseiro são alguns dos elementos esportivos

Com o acréscimo de 40 cv em relação ao modelo anterior, a aceleração aos 100 km/h agora é de 3,4 segundos, com velocidade final em 305 km/h quando equipado com o pacote opcional M Driver. Caso contrário, como padrão, um módulo eletrônico limita a velocidade em 250 km/h. O câmbio é automático de oito marchas, com opção de trocas por aletas atrás do volante.

A tração no M5 2018 é nas quatro rodas, mas pode ser configurável com a tecnologia xDrive, que projeta para as rodas traseiras todos os 600 cv. Sendo assim, as opções são 4WD, 4WD Sport e, a mais importante, 2WD, que ainda recebe auxílio do diferencial traseiro, equilibrando a força para trazer maior aderência possível. Esta tecnologia também é presente no arquirrival Mercedes AMG E63 S.

Rodas 19 polegadas são de série; no entanto, como opcional, pode ser de 20 pol

Visual dentro e fora

Por fora, o estilo é bastante agressivo, com reestilização no para-choque dianteiro, mais anguloso e que traz duas entradas de ar. A dupla grade possui filetes verticais, assim como em outros modelos M. Há elementos aerodinâmicos espalhados pela carroceria, assim como a parte traseira mais larga, padrão nas versões esportivas da BMW.

Os pneus possuem 275 mm de diâmetro na frente e 285 mm atrás, com rodas 19 polegadas como padrão e 20 pol caso o comprador opte. Os freios são de alto desempenho, mas podem vir em carbono, o que reduz o peso total em 23 quilos.

Destaque para o botão de ignição na cor vermelha, à esquerda no painel central

O interior vem bem equipado com o volante esportivo M, assentos multifuncionais com o logo da divisão esportiva grafado. Segundo a marca, praticamente todos os sistemas dinâmicos de condução podem ser configurados usando a tela no painel central.

Para acionar o motor, há um botão vermelho localizado à esquerda, perto da saída de ar. Destaque também para os outros dois botões, M1 e M2, que estão atrás do volante de três raios. Tais itens servem para que condutor consiga ajustar dois modos de acerto do carro.

Ou seja, o motorista pode adequar, por exemplo, modo drift e modo track day, com diferentes ajustes, que alteram o motor transmissão, amortecedor e direção, bem como a tipografia do Head-Up Dispaly– projeção no para-brisa de informações essenciais ao condutor.

Preço

Na Europa, as vendas do novo BMW M5 começam em setembro, com preços iniciais em 117,900 euros, algo em torno de R$ 436 mil, em cotação livre de impostos. Contatada, a BMW informou que ainda não há previsão para que o sedã desembarque ao Brasil. Entretanto, não deve demorar muito a chegar, uma vez que no configurador no site, não consta a versão anterior do modelo.

Edição limitada

Os primeiros clientes terão a opção de encomendar o versão M5 First Edition, que possui exterior Frozen Dark Red Metallic, com pintura fosca, acentos diferenciados e rodas de liga leve de 20 polegadas pretas e brilhantes. O interior ganha acabamento em black piano e assentos ajustáveis. Com essas alterações, o preço foi acrescido em 19.500 euros (R$ 72 mil).

 

BMW M5 2018marca bávarasedã esportivoSuperesportivo
Lucas Henk

Formado em jornalismo, vem de uma família que ostenta alguns profissionais da área. Atua no segmento automotivo desde 2013, onde passou pela Secco Consultoria e pelo Portal R7, Rede Record.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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