Fabricado pela Volkswagen do Brasil desde 2002 (encerrado em 2014) e na Alemanha desde 1975, o Polo, aqui produzido, era feito em carrocerias hacth e sedan, com exportações para o México, Chile e América Central. Com relativo sucesso no País, o novo hatchback será produzido na fábrica da Anchieta com apresentação à imprensa especializada em setembro e vendas previstas para novembro.
Para aguçar e instigar a curiosidade do público, a VW criou uma interessante campanha de lançamento para o Polo. Diversas imagens “1.09” foram espalhadas pela cidade e informam que algo, “de uma série original Volkswagen“, acontecerá na data acima mencionada.
Há ainda um hotsite, 0109.vw.com.br, que convida o interessado no modelo a preencher um pequeno cadastro para receber informações em primeira mão sobre o novo VW Polo.
Como ele é?
Bem, conforme mencionado acima, o novo hacth será produzido na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo. A fábrica passou por modernizações, com investimento na casa dos R$ 7 bilhões (previstos até 2020 com mais dois outros modelos) para abrigar a linha de montagem do Polo e do Virtus (sedã que terá dimensões similares ao do Jetta).
Há ainda um SUV, que será produzido em São José dos Pinhais, Paraná, e uma picape média para enfrentar a líder Fiat Toro. Tanto o Polo quanto o Virtus usarão a plataforma MQB A0, só que o segundo com distância entre-eixos maior para dar origem ao sedã. Em relação as dimensões do Polo, são elas: 4.05 m de comprimento, 1.75 m de largura, 1.44 m de altura e distância entre-eixos de 2.56 cm. Números bem maiores em relação à quinta geração que não veio ao Brasil.
Por dentro, a tela TFT, com provável 7 pol, é embutida no painel. Alguns acessórios serão de série, como sistema de fixação Isofix, suporte de celular, bancos traseiros bipartidos e direção com assistência elétrica. Para a segurança, freios E-ABS que funcionam como controlador de torque do motor quando as rodas perderem “grip” com o solo, seja em acelerações, freadas ou em curvas.
Motor
Apesar de nada confirmado, o que não faltam são especulações. E são elas: de entrada, poderá ser o 1.0 MPI com até 82 cavalos, aí vem o 1.0 TSI com 128 cv, o 1.6 com 120 cv e a topo 1.4 TSI de até 150 cv, com trocas de marchas pelo câmbio manual de cinco marchas ou com dupla embreagem (DSG) com sete velocidades. Lembre-se, são possibilidade que poderão ser adotadas pela marca, uma vez que a apresentação oficial acontece em setembro, com início das vendas previsto para novembro ou começo de dezembro.