A Volkswagen informou, no último dia 20, que ampliou a linha Pepper para a picape Saveiro e o subcompacto up!, ambos de forma inédita. Com estreia no Fox, a versão se destaca por adereços mais joviais dispostos na carroceria, itens de conectividade e segurança. Modelos chegam aos concessionários ainda em julho.
A título informativo, as vendas da marca não andam lá essas coisas e com a chegada das novas configurações, espera, assim, ganhar mais participação no mercado. No acumulado de janeiro a junho de 2017, a líder Fiat Strada vendeu 24.027 carros, contra 20.017 da picape Saveiro. O up! emplacou 18.220 unidades, atrás dos seus dois principais rivais, com 20.196 do Fiat Uno e 25.618 do Mobi. Já o Fox conta com 20.814 modelos emplacados, atrás do Hyundai HB20, que ostenta 51.149 carros vendidos.
Saveiro Pepper
Um ponto a ser destacado é que a versão da pimenta rouba o lugar da Highline, que traz como novidade os espelhos retrovisores em coloração diferentes vermelha, para-choque dianteiro e colunas centrais externas com apliques em preto.
A nova opção ainda conta com dianteira em preto brilhante com um filete vermelho, rodas diamantadas, molduras pretas nas caixas de roda e nome alusivo à versão nos para-lamas dianteiros.
Nada muda na motorização da picape. Continua o 1.6 Total Flex de até 104 cv e câmbio manual de cinco marchas, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e máxima de 174 km/h, com etanol. Já com A cabine dupla, os números ficam em 10,9 segundos e final de 172 km/h.
A caminhonete traz de série ar-condicionado, faróis e lanternas de neblina, roda de liga leve de 15 polegadas, chave do tipo canivete com controle remoto, coluna de direção ajustável em altura e distância, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, alarme Keyless, vidros e travas com acionamento elétrico, sensor de estacionamento elétrico, capota marítima e protetor de caçamba.
Como opcional, a Saveiro Pepper oferece o teto pintado em Preto Ninja e os sistemas de entretenimento Composition Touch e o Discover Media – este último com navegação GPS. Ambos contam com câmera traseira de ré.
up! Pepper
O subcompacto também elimina a opção topo, neste caso o high up!. O visual, evidentemente, é alternativo e com teto, saias laterais e spoiler traseiro pintados na cor preta e rodas de 15 polegadas diamantadas. Há ainda revestimento dos espelhos externos na cor vermelha com luzes integradas e função tilt down, que auxilia em manobras marcha à ré.
Entre os itens de série, o novo up! Pepper traz direção com assistência elétrica, chave canivete com controle remoto, ar-condicionado, vidros dianteiros e travamento central elétrico, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB na base, painel com iluminação em LED de ambiente, sensor de estacionamento traseiro, de chuva e também de luminosidade. Equipado com o eficiente motor 1.0 TSI de até 105 cv, são necessários 9,3 s de 0 a 100 km/h e 183 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol.
Fox Pepper
Trata-se do modelo originário da versão, que agora chega de série com controle de estabilidade, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, assistência de partida em rampa e câmera traseira para o auxílio ao estacionamento. A grade frontal em formato de colmeia com friso vermelho horizontal foi inspirada na do Golf GTI.
Além disso, a máscara do farol é escurecida com friso vermelho e traz na lateral molduras na cor preta. Na parte inferior do para-choque traseiro, há um difusor de ar pintado em preto e a ponteira de escapamento é dupla.
O hatch compacto é oferecido com o motor 1.6 MSI de até 120 cv, que pode pode trabalhar em conjunto ao câmbio manual de seis marchas ou à transmissão I-Motion, com trocas de forma automatizada, que cumpre o 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e atinge velocidade máxima de 189 km/h, com etanol.