No último dia 24, a Jaguar apresentou, no Reino Unido, o XJR575, versão apimentada do sedã XJ. Com foco no desempenho, o novo esportivo da marca não tem previsão de desembarcar no Brasil.
Sob o capô, o motor V8 sobrealimentado recalibrado para desenvolver 575 cavalos, entre 6.250-6.500 rpm e 71,3 kgf.m de torque, entre 3.500 rpm e 4.500 rpm. Diferentemente dos turbos, que reaproveitam os gases liberados pelo escapamento e sempre levam certo tempo para entrar em ação, o supercharged é geralmente ligado na polia do virabrequim, no comando de válvulas, o que gera potência instantânea.
O XJ esportivo leva 4,4 segundos e chega aos 300 km/h, sempre em conjunto com o câmbio automático de oito velocidades. Se fosse um modelo de dois lugares, chega a ser, de certa forma, comum ler matérias do gênero. No entanto, o carro em questão é um sedã que transporta até cinco pessoas.
Oferecido em apenas duas cores, o XJR575 estará disponível nas versões Azul Velocity ou Cinza Satin Corrys, desenvolvidas da parceria entre a Oxford Road e a SVO, divisão de veículos Especiais da Jaguar Land Rover.
Visual
Visto por fora, nota-se detalhes esportivos como as saias laterias, pequeno aerofólio traseiro e generosas entradas de ar no para-choque dianteiro. As rodas são de 20 polegadas com pinças na cor vermelha.
Por dentro, para o entretenimento a bordo, há uma tela de sete polegadas com Wi-Fi via 4G que comporta até oito dispositivos diferentes conectados de forma simultânea.
As tecnologias de segurança incluem sensores de detecção de tráfego intenso, que funciona de forma a aletrar o motorista quando o trânsito à frente está parado, especialmente em situações de baixa visibilidade.
Há também sistema autônomo de frenagem de emergência e de monitoramento de condução dentro da faixa de rolagem (Line Keep Assist), que avisa o motorista por meio de vibrações no volante quando o veículo está mudando de faixa sem a intenção do motorista.