Um ponto que pode ser bastante curioso é a dúvida sobre quanto tempo leva para um seminovo ser revendido em um concessionário, levando em conta o tempo gasto desde a sua entrada até a revenda online feita entre a loja e o comprador.
Um levantamento feito pela AutoAvaliar, plataforma digital sobre o universo automotivo, apontou que o Hyundai HB20 2014, o GM Onix 2014 e o Fiat Palio 2013 estão entre os veículos seminovos com maior movimento nas lojas brasileiras, permanecendo entre 13 e 14 dias no estoque.
Os dados foram retirados com base nas transações realizadas entre 1,7 mil concessionários e 20 mil lojistas multimarcas no País entre janeiro e abril deste ano.
Em pauta com a atual crise econômica, o repasse online de seminovos é atualmente uma alternativa para o varejo automotivo encontrar formas de sobreviver frente ao problemático quadro e tentar combater as fracas vendas de carros zero quilômetro. De janeiro a abril deste ano, o lucro com a venda de usados via pregão eletrônico foi de R$ 347 milhões, de acordo com dados da plataforma digital.
De acordo com Daniel Nino, diretor da AutoAvaliar, os concessionários brasileiros estão reinventando seus negócios com foco em modelos seminovos. “O uso de uma plataforma B2B para comércio de veículos traz mais agilidade e garante, sobretudo, maior transparência no repasse de automóveis feito entre as lojas e os comerciantes”, comenta o executivo.