Fotos:divulgação
Ao preparar o Up!, que tinha sido apresentado no Salão de Frankfurt em 2011, a VW teve que introduzir algumas modificações no projeto original. E o Up! brasileiro apareceu por aqui em 2014, entre outras coisas homologado para 5 passageiros, enquanto o original, fabricado em Bratislava, na Eslováquia, só pode levar 4. Assim ele ficou mais comprido, passando dos 354 cm originais para nada menos que 368,9 cm. Recebeu novas regulagens da suspensão, com o carro aumentando um pouco sua altura livre do solo para se adaptar às ruas e estradas nacionais e ficando menos duro. E, com isso, perdendo um pouco de sua estabilidade em proveito do conforto, já que, neste aspecto, ninguém consegue fazer milagres.
De toda forma, o Up! agradou e quando recebeu a versão TSi, com seus 105 cv (com etanol) ou 101 cv (com gasolina) se tornou bem agradável, sem, por isso, tornar-se “gastão” em termos de consumo. Consumo que, em termos gerais, depende muito (até mais do que em outros carros) da forma de dirigir, podendo-se apostar numa variação superior a 15% entre as marcas de um motorista bem cuidadoso e outro nem tanto.
Isso é facilmente explicado, sobretudo no caso do motor TSi, pela forma da curva de torque, que permite acelerar desde as mais baixas rotações e fazê-lo suavemente ou pisando até o fundo. De toda forma, trocando o tanque original de 35 litros por um de 50 litros, a VW colocou o Up! brasileiro ao abrigo de qualquer crítica.
Esta versão 2017 do Up! traz algumas modificações sobretudo estéticas, mas suas características originais ficaram as mesmas. Assim observa-se um grande cuidado com o acabamento, ao lado de uma exasperada busca de redução de custos, que, por exemplo, levou a deixar à mostra, no porta-malas, todas as laterais e parte do assoalho que exibem apenas a chapa pintada na cor do carro. Naturalmente não se trata de nada que um bom tapeceiro não possa resolver a contento.
A única coisa que não se pode mudar é a ausência de um display no centro do painel, onde se possam ter as costumeiras informações (GPS, etc.) que hoje em dia praticamente todos os carros fornecem. O Up! limita-se a apresentar um suporte para fixar um celular ou coisa parecida que, de toda forma, se transforma num apetecível convite a qualquer assaltante urbano.
Pelo resto, esta versão que a VW denomina de Novo Up! repete as mesmas características gerais da anterior e se situa num patamar acima da versão vendida na Europa, onde o Up! é mais “espartano” em seu conceito mercadológico pois deseja ser claramente o primeiro degrau de toda a produção VW. Assim, por exemplo, lá não está disponível a versão com motor TSi, por enquanto reservado à linha Polo, e se aguarda só para 2018 a versão Up! GTi com 115 cv.