Domingo, no tradicionalíssimo circuito de Le Mans, o mundial de MotoGP verá a disputa de sua quinta etapa. E a curiosidade é que os quatro disputantes ao título estão agrupados em apenas 10 pontos.
Com efeito o veterano Valentino Rossi lidera, seguido a apenas 2 pontos por seu companheiro de Yamaha, Maverick Viñales e a 4 pela primeira Honda, com o campeão Marc Marquez. Por fim, a 10 pontos está o companheiro de Marquez, Dani Pedrosa, vencedor de ponta a ponta do último GP, o da Espanha.
Aliás é curioso que o único a não ter ainda ganho um GP é exatamente o líder do mundial, Rossi, que deve sua posição a uma série de boas colocações. Enquanto seu companheiro Viñales venceu os dois primeiros GPs, Marquez fez a Honda sorrir ao vencer o terceiro e Pedrosa completou a obra vencendo o quarto. Enfim, percebe-se o grande equilíbrio entre Yamaha e Honda que disputarão o título até a prova derradeira.
Desta disputa está fora Jorge Lorenzo, que teve inicialmente muitas dificuldades em aprender a dominar sua Ducati mas que no último GP acabou levando-a ao pódio, num terceiro lugar que foi muito comemorado pela equipe. Pois pode representar o início de uma reação ha muito tempo esperada e a justificação da caríssima contratação de Lorenzo visando, a curto prazo, a conquista do título mundial. Não se pode esquecer, aliás, o brilhante retrospecto de Lorenzo em Le Mans, onde ele venceu 5 dos últimos 8 GPs.
O circuito de Le Mans recebeu recentemente um asfalto novo e isso exigirá dos pilotos muito cuidado na escolha do pneus mais adequado. Do acerto dessa escolha, aliás, pode até depender a vitória final.
Lembramos, por fim, que no ano passado Marquez foi um desastre neste circuito enquanto Pedrosa não conseguiu subir ao pódio mas ficou bem perto disso. Para Marquez, a vontade de fazer esquecer este recente passado, é muito forte e pode-se esperar que domingo ele faça o possível e o impossível para tentar vencer.