Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaToyota

Toyota Prius 2017, um valor seguro

por Claudio Carsughi 18/05/2017
por Claudio Carsughi 18/05/2017
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Muitos anos atrás, ao tomar um taxi no aeroporto de Torino, fiquei surpreso, logo nos primeiros metros, com o silêncio de seu motor. Isso indicava tratar-se de um modelo híbrido e me levou a questionar o motorista quanto ao carro. Ele me explicou que se tratava de um Toyota Prius, integrante de uma nova frota que tinha sido incluída nos taxis do aeroporto e que as primeiras impressões eram altamente positivas. E concluiu em tom de brincadeira que o único problema era exatamente a falta de ruído do motor, pelo que os pedestres não percebiam a chegada do Prius e corriam o risco de serem atropelados.

Em novembro do ano passado testamos o novo Prius e agora voltamos a utilizá-lo, mas desta feita exclusivamente em percursos urbanos. E logo me veio à memória aquela brincadeira do taxista de Torino, pois a maior preocupação, dirigindo o Prius em São Paulo, é o cuidado com os pedestres.

Afora isso, o Prius é um carro bem acertado, com uma direção sensível o bastante mas jamais pesada, um sistema de frenagem que cumpre perfeitamente seu papel, uma estabilidade agradável e uma retomada de aceleração eficiente. O câmbio casa perfeitamente com o projeto do carro e é absolutamente linear na transmissão às rodas da energia gerada pelo motor.

Internamente o carro é muito bem acabado, os bancos são confortáveis, o sistema de ar condicionado atua a contento. Em suma, um contexto muito agradável, que justifica seu preço.

Uma anotação particular vai para o consumo, que no conturbado trânsito urbano de São Paulo, com o ar condicionado permanentemente ligado, foi de 17,5 km/l. Isso tendo um certo cuidado com as acelerações e buscando usar o mais possível (isto significa quase sempre, no meu conceito de carro híbrido) apenas o motor elétrico.

Ao lado disso, vale recordar que o Prius produz apenas 70 g/km de CO², o que contribui de forma muito positiva para a redução da poluição nas grandes cidades.

carro híbridoPriusToyota
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Combate interessante
Próximo
MotoGP : domingo é na França !

Você também pode gostar...

Série especial do Audi RS 6 Avant GT já está nas ruas

Mercado automotivo: vendas no varejo não vão tão bem como se esperava

Volvo reinventa o cinto de segurança

Ford lança Bronco renovado

Por causa da Mini, BMW processa a BYD

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Série especial do Audi RS 6 Avant GT já está nas ruas

Mercado automotivo: vendas no varejo não vão tão bem como se esperava

Volvo reinventa o cinto de segurança