Para os próximos jogos do Brasil contra Uruguai e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa de 2018, Tite tenta encontrar um jogador para substituir Gabriel Jesus, que se machucou em fevereiro. Entre as opções estão Firmino, Diego Souza e, até mesmo, o palmeirense Dudu, convocado após corte de Douglas Costa, machucado.
Firmino chegou à Seleção como meia de armação, quando defendia o Hoffenheim, mas se destacou jogando no ataque, durante a segunda era Dunga. O jogador do Liverpool não tem características de esperar a bola na área. Ele vai à intermediária e ajuda o time a criar jogadas. Além disso, Firmino também é uma força no jogo aéreo. Nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, ele já marcou um gol de cabeça, na goleada por 5 a 0 sobre a Bolívia.
Outra opção é Diego Souza. O meia do Sport foi convocado graças ao ótimo despenho no Campeonato Brasileiro do ano passado: fez 14 gols e deu sete assistências.
Diego Souza possui características semelhantes às de Firmino: gosta de atuar centralizado e fora da área, mas tem estilo mais agressivo no ataque. Em contrapartida, é um pouco mais lento em relação ao jogador do Liverpool.
Já Dudu deve ser a última opção de Tite. Isso porque o treinador gosta de colocar suas peças onde elas mais gostam de atuar. O palmeirense rende mais jogando pelas pontas, em jogadas de velocidade. Gosta de sair das laterais e flutuar pelo centro do campo. Contudo, o atacante é versátil, vive grande fase e não pode ser uma opção descartada para o lugar de Gabriel Jesus.
Como a partida frente ao Uruguai promete ser mais pegada, em um gramado muito ruim, Diego Souza parece ser uma boa opção analisando por esse aspecto. No entanto, Firmino já está mais familiarizado com o esquema de Tite e entrosado com os demais atletas. Portanto, o atleta do Liverpool deve começar em campo.